
A Qualcomm apresentou dois avanços em conectividade, realizados ainda em agosto. O primeiro deles foi um projeto com a operadora NTT DOCOMO, com o lançamento da primeira rede comercial 5G SA (Standalone) do mundo que permite o uso simultâneo das frequências mid-band (sub-6 GHz) e mmWave – também conhecida como 5G NR Dual Connectivity (NR-DC).
Usuários com o Sharp AQUOS R7, Samsung Galaxy S22, Samsung Galaxy S22 Ultra ou Xperia 1 IV da Sony, todos alimentados pela plataforma móvel Snapdragon 8 Gen 1, já estão experimentando downloads de até 4,9 Gbps e uploads de até 1,1 Gbps mesmo em áreas com várias pessoas.
Já com a ZTE, foi possível implementar a rede 5G mmWave Standalone mais rápida do mundo, alcançando taxa máxima de quase 7 Gbps para downlink e 2,1 Gbps para uplink. O 5G mmWave Standalone permite a implantação de redes e dispositivos 5G mmWave sem usar uma âncora no espectro LTE ou sub-6 GHz.
A Qualcomm explica que isso dá às operadoras mais flexibilidade para fornecer acesso à banda larga de fibra sem fio com velocidades multi-Gigabit e latência ultra-baixa para clientes residenciais e comerciais. O uso de mmWave Standalone sem uma âncora também permite implantações de um novo acesso sem fio fixo para todos os tipos de uso.
Os marcos foram alcançados na plataforma de teste móvel do sistema Desarm-RF Snapdragon X70 5G conectado à infraestrutura da ZTE no laboratório de Xangai da ZTE, através de downlink de 4×200 MHz e larguras de banda uplink de 2×200 MHz.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

