Estudo avalia as cidades brasileiras com os melhores índices de desenvolvimento em todas as regiões; resultado será apresentado no Connected Smart Cities.
O primeiro ranking nacional das cidades mais inteligentes do país será apresentado às autoridades e representantes de grandes, médias e pequenas cidades, no próximo semestre, durante o Connected Smart Cities, em São Paulo. Feito pela empresa de consultoria Urban Systems, a pesquisa inédita irá mapear cerca de 700 municípios e apontar as 50 cidades mais inteligentes do país.
Além do resultado macro, o ranking será subdividido em outros dois rankings: um por faixa populacional, que prevê apontar os dez municípios mais inteligentes de acordo com o porte da cidade (até 100 mil habitantes; de 100 mil a 500 mil habitantes; e acima de 500 mil habitantes) e, um por segmento, que pretende apontar as cinco cidades mais inteligentes nos setores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação e empreendedorismo.
Um dos principais objetivos do estudo é alertar as cidades para fatores que são relevantes para o desenvolvimento do mundo global. “Este é um projeto diferenciado, com olhar inovador. Teremos a possibilidade de construir o ranking à partir de indicadores estabelecidos, que irão despertar, no poder público e na iniciativa privada, uma nova maneira de perceber a cidade do ponto de vista da sustentabilidade, crescimento e inovação”, ressalta o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.
Para Assumpção, o conceito mais forte de cidade inteligente está atrelado a três elementos importantes, que constarão na pesquisa: à sustentabilidade, classificada em econômica, social e ambiental; à produção de conhecimento, o qual o município gera para alimentar a cadeia produtiva e manter empregabilidade e, por fim, à capacidade de se conectar com o mundo, algo que pode ser pelo meio físico, no caso dos aeroportos, ou conceitual, pela internet.
“O Connected Smart Cities irá colocar as principais questões em pauta, chamar representantes de prefeituras e empresas do setor para a discussão de fatores importantes para o desenvolvimento urbano. É preciso que representantes tenham consciência dos investimentos e aprimoramentos que devem realizados nas diversas áreas mapeadas. Temos grandes exemplos de empresas desenvolvedoras de aplicativos, produtos e processos modernos, que auxiliam o cotidiano da população”, pontua o presidente da consultoria.
Pesquisa revela perfil de consumidor brasileiro no e-commerce
Parceira estratégica da primeira edição do Connected Smart Cities, evento voltado à discussões sobre cidades inteligentes no país, a Urban Systems apresentará o ranking inédito no dia 03 de agosto, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Mais detalhes da programação e a grade de palestras já podem ser conferidas no site oficial.