Queda de 9,4% na receita não afetou o lucro bruto da companhia, que cresceu 38,3%
A Zenvia, plataforma de contact center, teve queda de 9,4% da receita líquida no primeiro trimestre de 2023 em relação ao ano anterior. A empresa fechou o período com R$ 179 milhões de receita devido principalmente ao menor volume de SMS, dado o foco crescente na rentabilidade do segmento CPaaS.
A empresa aponta que o crescimento de 38,3% do lucro bruto não-GAAP, que chegou a R$ 92,5 milhões, faz com que os resultados do trimestre sejam vistos de forma otimista. A margem bruta não-GAAP aumentou 17,8 p.p. para 51,6% devido a um melhor mix de receitas combinado com margens superiores em todos os segmentos, segundo a Zenvia.
O CFO da empresa, Shay Chor, afirmou que o primeiro trimestre de 2023 trouxe “fortes métricas de rentabilidade, atestando nossa capacidade de navegar em um ambiente econômico complexo e ao mesmo tempo executar o plano de redução de custos iniciado em julho de 2022”.
Segundo ele, há um equilíbrio entre o crescimento da receita e a rentabilidade que levou a um aumento de 38% no lucro bruto e a um EBITDA de R$ 24 milhões, marcando três trimestres consecutivos de EBITDA positivo.
O Fluxo de Caixa Operacional (FCO) da Zenvia alcançou R$ 95,3 milhões como resultado do EBITDA positivo combinado à melhor gestão do capital de giro, de acordo com a empresa. “Também conseguimos gerenciar bem o nosso caixa, permitindo o pagamento de dívidas mais caras e a previsão de um menor funding gap para o restante do ano”, diz o CFO.
Já Cassio Bobsin, fundador e CEO da Zenvia, diz que aumentar o cross-selling será o maior foco da empresa em 2023. O número total de clientes ativos chegou a 13,3 mil, sendo 6,4 mil de SaaS e 7,4 mil de CPaaS.
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