Negócios

Receita da Zenvia cai no 1T23, mas empresa mantém otimismo

Queda de 9,4% na receita não afetou o lucro bruto da companhia, que cresceu 38,3% 

A Zenvia, plataforma de contact center, teve queda de 9,4% da receita líquida no primeiro trimestre de 2023 em relação ao ano anterior. A empresa fechou o período com R$ 179 milhões de receita devido principalmente ao menor volume de SMS, dado o foco crescente na rentabilidade do segmento CPaaS. 

A empresa aponta que o crescimento de 38,3% do lucro bruto não-GAAP, que chegou a R$ 92,5 milhões, faz com que os resultados do trimestre sejam vistos de forma otimista. A margem bruta não-GAAP aumentou 17,8 p.p. para 51,6% devido a um melhor mix de receitas combinado com margens superiores em todos os segmentos, segundo a Zenvia. 

O CFO da empresa, Shay Chor, afirmou que o primeiro trimestre de 2023 trouxe “fortes métricas de rentabilidade, atestando nossa capacidade de navegar em um ambiente econômico complexo e ao mesmo tempo executar o plano de redução de custos iniciado em julho de 2022”. 

Segundo ele, há um equilíbrio entre o crescimento da receita e a rentabilidade que levou a um aumento de 38% no lucro bruto e a um EBITDA de R$ 24 milhões, marcando três trimestres consecutivos de EBITDA positivo. 

O Fluxo de Caixa Operacional (FCO) da Zenvia alcançou R$ 95,3 milhões como resultado do EBITDA positivo combinado à melhor gestão do capital de giro, de acordo com a empresa. “Também conseguimos gerenciar bem o nosso caixa, permitindo o pagamento de dívidas mais caras e a previsão de um menor funding gap para o restante do ano”, diz o CFO. 

Já Cassio Bobsin, fundador e CEO da Zenvia, diz que aumentar o cross-selling será o maior foco da empresa em 2023. O número total de clientes ativos chegou a 13,3 mil, sendo 6,4 mil de SaaS e 7,4 mil de CPaaS. 

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *