Nacional

Reclamações dos serviços de telecom na Anatel aumentam 31,11% em 2013

Banda larga fixa recebeu 48,83% de todas as queixas.

Um relatório divulgado no site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostra que os serviços de telefonia móvel, fixa e TV por assinatura deixaram a desejar em 2013, pois os índices de reclamações subiram 31,11% em relação a 2012.

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A banda larga fixa foi o serviço que mais recebeu queixas, com 48,83% do total; depois a TV por assinatura, 46,72%; a telefonia fixa registrou 41,21%; e a móvel, 19,37%.

Na telefonia móvel, a Oi obteve 353.507 reclamações no acumulado de janeiro 2013 a novembro de 2013, ficando atrás da Claro, TIM, Vivo e CTBC; na telefonia Fixa, a prestadora acumulou 470.213 queixas, um total de 2,52 reclamações para cada mil acessos por mês. Atrás da Oi ficaram as prestadoras Vivo, Embratel, controlada pela América Móvil, do empresário mexicano Carlos Slim, e a GVT.

Em 2013, as principais queixas dos consumidores com os serviços de telecom  de todas as operadoras foram as cobranças indevidas, responsáveis por 33,9% da fatia; a qualidade do serviço, por 20,8%; cancelamento, 6,2%; serviços adicionais, 5,1%, atendimento, 4,1% e outras reclamações, 29,5%.

Apenas na banda larga fixa a qualidade pesou no resultado. A principal queixa dos consumidores, e pouco mais da metade das reclamações registradas pela agência reguladora (50,5%), se referiam à má prestação do serviço; depois a instalação (16,8%), cobrança (16,4%), cancelamento (6,2%), e outros serviços (10,1%).

Na TV por assinatura, a cobrança liderou o ranking, com 40%; e depois o cancelamento (15%).  Das empresas que mais receberam reclamações no período, a Sky contabilizou 83.136; a NET, com 52.974; a Oi, 34.083, e obteve o maior número de reclamações por cada mil acesso, um total de 3,55. Depois a GVT, com 18.601 e a Vivo, 13.087.

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