Atenta às tendências do mercado para aprimorar a experiência em suas lojas, a Halipar (Holding de Alimentação e Participações) implantou pesquisas com consumidores e usou inteligência artificial (IA) para extrair insights sobre produtos e serviços durante toda a jornada de compra. As informações estão sendo usadas nas quatro marcas da empresa (Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho) para gerar relatórios focados em ações imediatas para aperfeiçoar o atendimento às necessidades e expectativas dos consumidores.
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Com o uso da IA, os dados são gerados sem a necessidade de análises complexas ou automação avançada, com a coleta de feedback detalhado dos clientes por meio de pesquisas abrangentes. A ferramenta oferece uma visão das preferências dos consumidores, do que não gostam e dos pontos onde há necessidade de ajustes para melhorar a experiência, facilitando a priorização de ações que terão o maior impacto na sua satisfação e fidelização.
Segundo Rejane Nogueira, gestora de Marketing da Halipar, a ferramenta traz diversos benefícios, como a grande capacidade de gerir os dados adquiridos e transformar em relatórios mais focados em ações imediatas com nossos franqueados. “Assim, conseguimos saber exatamente quem precisa de uma iniciativa específica e onde, a fim de melhorar os resultados e a percepção do cliente junto às marcas”, explica.
Segundo a Freatz, empresa responsável pela ferramenta, restaurantes que utilizam esses insights alcançaram um aumento médio de receita de 17%, reforçando o valor de entender e agir com base no feedback dos clientes, ganhando uma vantagem significativa no controle de qualidade, proporcionando melhores experiências aos clientes e fortalecendo sua reputação.
Cenário
As empresas têm se preocupado, cada vez mais, em entender a experiência do cliente, buscando, assim, soluções mais rápidas e personalizadas. É o que mostra a pesquisa “Índice Promoview Yumpu”, que revelou que os investimentos em ações voltadas para a experiência do cliente, no Brasil, atingiram a casa dos R$ 100 bilhões na construção de marcas, produtos e serviços, em 2023.
Outro estudo, o “Building Customer Experience for the Future” (Construindo a experiência do cliente para o futuro), do Boston Consulting Group (BCG), publicado neste mês, revelou que as empresas líderes em experiência do cliente crescem até 190% mais do que a média, em apenas três anos, sendo a estratégia eficaz, não apenas para o sucesso dos negócios, mas também na longevidade das marcas e na fidelização dos clientes.
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