Oi é a fornecedora oficial de rede de dados e voz do empreendimento, inaugurado em 31 de dezembro de 2010, para interligar principais órgãos estratégicos da prefeitura.
A Oi é a fornecedora oficial de rede de dados e voz para o Centro de Operações Rio. Lançado no dia 31 de dezembro, o Centro conta com a implantação de uma rede de comunicação de dados, em fibra ópitca, interligando os principais órgãos estratégicos da prefeitura através de 21 pontos de acesso, incluindo Metrô Rio, Supervia e Lamsa. Além disso, foi fornecida solução de voz com 100 ramais fixos e 70 terminais móveis.
A operadora foi procurada pela prefeitura em agosto de 2010, quando levou a ideia do projeto pré-formatada. “Em novembro, praticamente concluímos toda instalação da rede”, afirma Luiz Henrique Rodrigues Costa, diretor de Mercado Corporativo.
O executivo explica que dos 21 links, 18 interligam secretarias da prefeitura ao Centro, o Iplan; 1 o Metrô; 1 a Supervia e 1 para a concessionária da linha amarela (Lamsa). Os pontos de acesso cobrem toda a cidade e as velocidades vão de 2, 4, 6 e 10 mbps.
“Acreditamos que essa rede vai crescer. Eu não saberia dizer quanto, mas vai interligar outros pontos da cidade, em uma segunda etapa”, diz Costa, afirmando que a prefeitura ainda não sinalizou o tempo. “Mas, a partir do segundo semestre, devemos iniciar a cobertura de outros pontos da cidade mais remotos”.
Todos os equipamentos do projeto são novos, dentre roteadores, modems, conversores. “E para a parte de telefonia nós tivemos smartphones da Samsung e Blackberry, tudo é novo”.
Eventos esportivos
Segundo Luiz Henrique Rodrigues Costa, diretor de Mercado Corporativo, com este projeto a Oi buscou consolidar sua parceria com a prefeitura através da garantia do fornecimento de informações precisas e integradas, em tempo real, agilizando a tomada de decisão em situações de crise. “Além disso, como patrocinadora global da Copa do Mundo da Fifa, em 2014, e fornecedora oficial dos serviços de telecomunicações do mundial, queremos mostrar que o Rio de Janeiro é uma cidade com total capacidade para sediar a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, salienta.
Para ele, neste primeiro momento, tudo o que for feito para segurança e gestão da cidade contribui para os eventos. Porém, a medida que a infra crescer para a Copa, a Oi pretende pegar a parte de turismo e atendimento às arenas.
“O Rio saiu na frente em relação das 12 cidades-sede com um controle muito mais integrado da cidade, então esse centro vai ser peça fundamental no dia a dia dos jogos da Copa do Mundo e das Olimpíadas também”, finaliza.