Plataforma de negócios, Empreendemia é uma rede social de contatos empresariais.
Conectar empresários e fomentar novos negócios. Com esta missão, o site Empreendemia (www.empreendemia.com.br) é, além de rede social, uma plataforma de negócios onde empresas podem se relacionar, acertar novos contatos e trocar cartões de forma fácil e intuitiva.
No ar desde o final do ano passado e criado por um grupo de jovens empreendedores de Campinas (SP), o site funciona como um espaço em que empresas podem facilmente expor seus serviços e produtos. Com uma interface amigável, é possível criar rapidamente uma página para a empresa e já entrar em contato com possíveis clientes e fornecedores.
“No Empreendemia a empresa não apenas mantém os contatos: os administradores dos perfis fazem a atualização dos contatos, como telefone, e-mail e endereço. Nosso objetivo foi criar algo muito simples, onde há a vitrine de produtos e serviços e o contato com clientes e fornecedores em potencial”, explica Millor Machado, um dos três sócios da empresa, junto com Luiz Piovesana e Mauro Ribeiro.
O site permite também a interação entre empresas na forma de troca de cartões virtuais. Uma companhia pode convidar outras para participar da rede ou procurar no diretório (organizado por estados ou por setor), que já conta com mais 600 empresas cadastradas. Estas também podem reputar outras com as quais já fizeram negócios ou têm boas referências. O principal objetivo é que todos possam ver e analisar depoimentos de empresas que já fizeram negócios com as avaliadas em questão.
A listagem das empresas no diretório será ordenada pela própria reputação. “Quem faz bons negócios, vai ganhar mais votos e aparecer com mais destaque nas buscas”, detalha Luiz Piovesana.
Modelo premium
O site pretende oferecer, até o final de 2010, um modelo de serviço pago, com funcionalidades avançadas – três tipos de serviços estão na mira da empresa: mural de serviços, customização da página da empresa no próprio Empreendemia e loja de aplicativos.
O mural de serviços, serviço no qual as empresas divulgam o que estão precisando – hoje gratuito –, será pago de acordo com o número de indicações que uma empresa receber. Exemplo: a empresa X está precisando de serviços que a empresa Y oferece. A empresa X, então, coloca um anúncio no mural. Caso a empresa Y se interesse pelo anúncio, ela vai desembolsar um valor para saber quem é a empresa X.
Já a customização da página, que será lançada em abril, servirá para as empresas que desejam manter um espaço sempre atualizado, sem precisar gastar com desenvolvedores ou layout. Além disso, a empresa terá um serviço de monitoramento da marca, com relatórios sobre quantas vezes o perfil foi acessado, quem acessou e muitas outras informações e estatísticas que poderão gerar negócios.
A loja de aplicativos trará uma série de aplicativos de gestão empresarial, como gestão de projetos, finanças, CRM (em desenvolvimento atualmente), pessoal e muitos outros. A loja será feita em parceria com empresas e desenvolvedores nacionais.