Vendas devem crescer 73% na América Latina.
Segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (7) pela Frost & Sullivan, aplicativos para smartphones que facilitam o acesso a redes sociais são um grande impulsionador para a venda destes dispositivos. Segundo a empresa de pesquisas, a projeção de crescimento na venda de smartphones na América Latina é superior a 73%.
Cerca de 48% dos entrevistados disseram considerar o acesso a redes sociais na hora de comprar um celular. Fabricantes de smartphones e empresas de telefonia móvel estão investindo pesadamente para adequar seus produtos e serviços ao crescente uso das redes sociais, diz a F&S.
Ainda que o laptop seja o device mais usado para acessar redes sociais, o uso de smartphone para o mesmo fim apresentou crescimento significante, mostrando ser uma clara tendência no setor.
Quando às redes sociais, o estudo concluiu que Facebook e Linkedin obtiveram os maiores crescimentos. O Brasil foi o país em que o Linkedin mais cresceu no último ano, aumentando sua base de usuários em 428%. A ferramenta já é bastante utilizada por departamentos e empresas de recrutamento de profissionais no País.
“O Brasil é hoje considerado país estratégico para as grandes redes sociais globais como Facebook, Youtube e Linkedin”, diz Fernando Belfort, analista sênior da Frost & Sullivan. “Algumas das maiores tendências no curto prazo serão o estreitamento do uso das redes socias no relacionamento entre empresas e seus usuários, além da integração de soluções, como por exemplo aluguel de filmes, serviços de corretagem e compras coletivas.”
Belfort acredita que o anúncio de videochamadas feito pelo Facebook esta semana mostra os esforços constantes das redes sociais em agregarem novas funcionalidades para seus usuários, com o objetivo de “atender as demandas de constante interação”, diz.