Negócios

Remessas de tablets e Chromebooks caíram no primeiro trimestre de 2022

As remessas mundiais de tablets atingiram 38,4 milhões de unidades durante o primeiro trimestre de 2022 (1T22), registrando um declínio de 3,9% ano a ano à medida que a demanda desacelerou, de acordo com dados preliminares da International Data Corporation ( IDC) Rastreador Trimestral Mundial de Dispositivos de Computação Pessoal. Os embarques ainda estão acima dos níveis pré-pandemia; no entanto, o crescimento abrandou, o que indica que o mercado está voltando à sazonalidade normal.

Além disso, a compra agressiva de dispositivos em 2020 e 2021 levou muitos usuários a manter seus tablets comprados recentemente. Os Chromebooks também continuaram a diminuir com as remessas caindo 61,9% ano a ano no 1T22. Embora o mercado geral tenha contraído devido à saturação em mercados maduros, a Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China) ainda registrou crescimento no trimestre, pois houve vários grandes investimentos em educação digital na região.

“Embora o mercado de tablets esteja certamente em uma tendência de queda em nível global devido à menor demanda em mercados maduros, é interessante ver vários novos players entrando nos mercados emergentes, especialmente fornecedores de smartphones como realme, OPPO, Xiaomi e assim por diante. ” disse Anuroopa Nataraj, analista de pesquisa sênior da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Embora seus volumes não sejam significativos o suficiente para movimentar o mercado a partir de agora, é a alta demanda por tablets nos mercados emergentes desde o início da pandemia que levou esses fornecedores a aproveitar sua presença de canal existente para construir um ecossistema onde os consumidores possuem vários produtos da mesma marca, assim como a Apple.”

“O declínio nos Chromebooks não é uma surpresa, dado o acúmulo de estoque devido à demanda reduzida nos últimos trimestres”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Exceto quaisquer grandes mudanças no fornecimento, prevemos que o estoque seja liquidado com a ajuda de atividades promocionais ao longo dos próximos meses e novas remessas começarão a aumentar à medida que o ciclo de compra educacional começar a aumentar novamente”.

Cinco principais Companhais, Produção Global, Market Share, Ano a Ano, Q1 2022 (Os dados são preliminares e estão sujeitos a alterações. em milhões)
Fabricante 1T22 Unidades Produzidas 1T22 Market Share 1T21 Unidades Produzidas 1T21 Market Share Crescimento Anual
1. Apple 12.1 31.5% 12.7 31.7% -4.6%
2. Samsung 8.1 21.1% 7.8 19.6% 3.5%
3. Amazon.com 3.7 9.6% 3.5 8.7% 6.3%
4. Lenovo 3.0 7.8% 4.1 10.1% -25.9%
5. Huawei 2.2 5.8% 2.7 6.8% -17.2%
Others 9.2 24.1% 9.2 23.0% 0.6%
Total 38.4 100.0% 39.9 100.0% -3.9%
Source: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, April 29, 2022

As cinco principais empresas de Chromebooks, remessas mundiais, participação de mercado e crescimento ano a ano, primeiro trimestre de 2022 (resultados preliminares, visualização combinada da empresa apenas para o trimestre atual, remessas em milhões)

Cinco Maiores Companhias de Chromebook, Market Share, Crescimento Ano a Ano, Q1 2022 (Os dados são preliminares e estão sujeitos a alterações. em milhões)
Fabricante 1T22 Produção 1T22 Market Share 1T21 Produção 1Q21 Market Share Crescimento Anual
1. Lenovo 1.2 23.2% 3.4 25.7% -65.6%
2. Dell Technologies 1.2 22.9% 1.5 11.1% -21.1%
3. Acer Group 1.1 22.0% 1.9 14.1% -40.8%
4. HP Inc. 0.8 15.3% 4.4 32.8% -82.2%
5. Samsung 0.3 6.5% 1.3 9.4% -73.5%
Others 0.5 10.1% 0.9 7.0% -45.0%
Total 5.1 100.0% 13.3 100.0% -61.9%
fonte: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, April 29, 2022

Os dados são preliminares e estão sujeitos a alterações.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn e Twitter. 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *