
As remessas mundiais de tablets atingiram 38,4 milhões de unidades durante o primeiro trimestre de 2022 (1T22), registrando um declínio de 3,9% ano a ano à medida que a demanda desacelerou, de acordo com dados preliminares da International Data Corporation ( IDC) Rastreador Trimestral Mundial de Dispositivos de Computação Pessoal. Os embarques ainda estão acima dos níveis pré-pandemia; no entanto, o crescimento abrandou, o que indica que o mercado está voltando à sazonalidade normal.
Além disso, a compra agressiva de dispositivos em 2020 e 2021 levou muitos usuários a manter seus tablets comprados recentemente. Os Chromebooks também continuaram a diminuir com as remessas caindo 61,9% ano a ano no 1T22. Embora o mercado geral tenha contraído devido à saturação em mercados maduros, a Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China) ainda registrou crescimento no trimestre, pois houve vários grandes investimentos em educação digital na região.
“Embora o mercado de tablets esteja certamente em uma tendência de queda em nível global devido à menor demanda em mercados maduros, é interessante ver vários novos players entrando nos mercados emergentes, especialmente fornecedores de smartphones como realme, OPPO, Xiaomi e assim por diante. ” disse Anuroopa Nataraj, analista de pesquisa sênior da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Embora seus volumes não sejam significativos o suficiente para movimentar o mercado a partir de agora, é a alta demanda por tablets nos mercados emergentes desde o início da pandemia que levou esses fornecedores a aproveitar sua presença de canal existente para construir um ecossistema onde os consumidores possuem vários produtos da mesma marca, assim como a Apple.”
“O declínio nos Chromebooks não é uma surpresa, dado o acúmulo de estoque devido à demanda reduzida nos últimos trimestres”, disse Jitesh Ubrani, gerente de pesquisa da Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Exceto quaisquer grandes mudanças no fornecimento, prevemos que o estoque seja liquidado com a ajuda de atividades promocionais ao longo dos próximos meses e novas remessas começarão a aumentar à medida que o ciclo de compra educacional começar a aumentar novamente”.
Cinco principais Companhais, Produção Global, Market Share, Ano a Ano, Q1 2022 (Os dados são preliminares e estão sujeitos a alterações. em milhões) | |||||
Fabricante | 1T22 Unidades Produzidas | 1T22 Market Share | 1T21 Unidades Produzidas | 1T21 Market Share | Crescimento Anual |
1. Apple | 12.1 | 31.5% | 12.7 | 31.7% | -4.6% |
2. Samsung | 8.1 | 21.1% | 7.8 | 19.6% | 3.5% |
3. Amazon.com | 3.7 | 9.6% | 3.5 | 8.7% | 6.3% |
4. Lenovo | 3.0 | 7.8% | 4.1 | 10.1% | -25.9% |
5. Huawei | 2.2 | 5.8% | 2.7 | 6.8% | -17.2% |
Others | 9.2 | 24.1% | 9.2 | 23.0% | 0.6% |
Total | 38.4 | 100.0% | 39.9 | 100.0% | -3.9% |
Source: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, April 29, 2022 |
As cinco principais empresas de Chromebooks, remessas mundiais, participação de mercado e crescimento ano a ano, primeiro trimestre de 2022 (resultados preliminares, visualização combinada da empresa apenas para o trimestre atual, remessas em milhões)
Cinco Maiores Companhias de Chromebook, Market Share, Crescimento Ano a Ano, Q1 2022 (Os dados são preliminares e estão sujeitos a alterações. em milhões) | |||||
Fabricante | 1T22 Produção | 1T22 Market Share | 1T21 Produção | 1Q21 Market Share | Crescimento Anual |
1. Lenovo | 1.2 | 23.2% | 3.4 | 25.7% | -65.6% |
2. Dell Technologies | 1.2 | 22.9% | 1.5 | 11.1% | -21.1% |
3. Acer Group | 1.1 | 22.0% | 1.9 | 14.1% | -40.8% |
4. HP Inc. | 0.8 | 15.3% | 4.4 | 32.8% | -82.2% |
5. Samsung | 0.3 | 6.5% | 1.3 | 9.4% | -73.5% |
Others | 0.5 | 10.1% | 0.9 | 7.0% | -45.0% |
Total | 5.1 | 100.0% | 13.3 | 100.0% | -61.9% |
fonte: IDC Worldwide Quarterly Personal Computing Device Tracker, April 29, 2022
Os dados são preliminares e estão sujeitos a alterações. |
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