Com inauguração prevista para início de agosto, empreendimento está preparado para oferecer aos seus visitantes e hóspedes um fluxo de dados veloz e ininterrupto.
O Malai Manso Resort Iate Golf Convention & Spa, localizado na Chapada dos Guimarães, a 85km de Cuiabá, Mato Grosso, adotou o sistema de infraestrutura de rede 100% IP da Allied Telesis, que garante um fluxo de dados veloz de forma ininterrupta em todo o seu complexo hoteleiro. Voltado para os públicos A e B e com abertura marcada para o dia 1º de agosto, o resort oferece inúmeras opções de lazer e uma estrutura sólida para a realizações de eventos e convenções.
Segundo Eder Pelachim, gerente de TI do Malai Manso Resort, a principal demanda de um negócio no segmento de hotelaria, em se tratando de acessos, é a rede. “A primeira coisa que um visitante faz ao chegar em seu destino é pedir a senha ou tentar diretamente se conectar ao Wi-Fi. Se eu não conseguir entregar o serviço de uma forma veloz e com troca de dados facilitada, de nada vale o esforço medido para que haja este complexo de rede”, afirma. “Portanto, uma solução que permita a navegação precisa de informações com uma configuração arrojada é imprescindível”, reforça o gerente de TI do Malai Manso Resort.
Empresa de telecom lança linha de switches industriais no Brasil
Pensando nessa necessidade do setor de TI dentro do ramo hoteleiro, Pelachim optou pela tecnologia de ponta da Allied Telesis. “Durante a minha atuação como engenheiro de redes, trabalhei muitas vezes em projetos nos quais os equipamentos eram todos Allied Telesis. Conheço a empresa há mais de 25 anos e neste período pude perceber a eficiência de suas soluções. Devido à credibilidade conquistada através do tempo, decidi que a marca era a melhor escolha para iniciar este projeto”, revela.
O Malai Manso Resort está em uma área extremamente ampla. Com 117 hectares, possui 263 UH´s instaladas, sendo capaz de comportar em média um fluxo de 1.200 pessoas por dia. Sua extensão territorial exige o suporte de aproximadamente 1.000 Access Point, onde 70% das necessidades provém dos 1.200 futuros visitantes e 30% das atividades administrativas. Para atender esta demanda de interconexões, foram implantadas fibras óticas em dois pontos centrais no interior do datacenter, responsável por atender todo o complexo. A partir deste processo, a conexão é distribuída via switches que utilizam a mesma tecnologia.
Esse sistema foi desenvolvido para funcionar de forma ininterrupta, portanto, apresenta dois anéis de fibra ótica formando uma topologia em anel. Em caso de falhas, se um sentido parar, a tecnologia segue pelo outro. A configuração do circuito consiste em um chassi no topo do anel, com um switch de fibra ótica à direita e área de interconexões com os outros switches.
O projeto envolveu três switches 100% fibra ótica da série X-510/28, dois modelos X-610, dez GS950, dez X-510/28, 18 unidades X-510/52, um chassi da série X8112 e 98 Access Point.
Durante o projeto, um dos desafios enfrentados pelo gerente de TI foi justificar o valor do projeto aos investidores. Para isso, Pelachim mostrou o impacto que as soluções da Allied Telesis proporcionariam ao hotel, por meio de um Wi-Fi eficiente. A tecnologia da empresa permite administrar qualquer quantia de Access Point a partir de um clique em uma única tela, o que garante o fornecimento de rede para todo o complexo em poucos minutos. Essa espécie de Wi-Fi manager, que na verdade é um concentrador virtual, que atua sob a infraestrutura como se fosse um switch concentrando todos os dispositivos do empreendimento.
Outro fator decisivo no instante da aprovação pela gerência foi a possibilidade de criar uma rede separada das demais, muito útil em eventos e convenções, pois a torna mais veloz e segura, criando assim um diferencial a mais e um serviço para os clientes de eventos que necessitam de uma rede exclusiva.
Além dos pontos positivos dos equipamentos adotados, o gerente aponta ainda outros benefícios da empresa: “O gerenciamento das soluções é facilitado, existe uma aproximação direta com o cliente e o suporte prestado é eficiente, quando ocorre algum problema, em questão de poucas horas o problema é resolvido”.
Em complemento ao projeto central da Allied Telesis, algumas empresas participaram para a realização da infraestrutura de rede e comunicação de rádio.