A Bamin é a empresa responsável pela implantação do Projeto Integrado Pedra de Ferro, que ligará a Mina Pedra de Ferro, em Caetité (BA), ao Porto Sul, em Ilhéus (BA), por meio do trecho I da Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL I). O investimento de R$ 20 bilhões no novo corredor logístico mostra sua importância tanto para o setor de mineração quanto para o agronegócio e, por isso, a empresa precisava implementar o compliance para garantir que tudo saia conforme o planejado.
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A partir de uma cultura de compliance robusta, a Bamin demandava a implementação de um código de conduta, um canal de denúncia, treinamentos, mapas de riscos e controles, além da garantia da conformidade. “A solução veio na forma de um sistema de Integridade, com uma abordagem integrada dividida entre os setores preventivo (direitos humanos, políticas e procedimentos, CPDD e LGPD) e detectivo (T&A, WB, assurance e conflitos de Interesse)”, explica Sandro Oliveira, gerente geral de Compliance da Bamin.
O projeto apresenta diversos destaques significativos, incluindo o monitoramento abrangente de 236 riscos e o controle efetivo de 101 variáveis cruciais. Além disso, conta com a participação ativa da equipe, com 32 embaixadores de compliance, evidenciando o comprometimento com as práticas éticas.
Por trás de tudo ainda era preciso de bastante tecnologia. A empresa destaca a realização de 12 testes de análise de dados desenvolvidos com a plataforma ACL Robotics da Diligent e pela implementação bem-sucedida de 14 políticas internas, fortalecendo a estrutura organizacional. A auditoria de riscos de compliance, que avaliou 98 controles, reforça a abordagem abrangente adotada.
Indicadores mostram sucesso do projeto
Os números alcançados pelo projeto são igualmente impressionantes: com índice de 95% de atendimento no processo de diligência em menos de cinco dias, demonstrando eficiência e agilidade. O processo de investigação alcançou em 2023 uma taxa de 94% de atendimento no prazo de 40 dias.
A excelência em treinamento é evidenciada pelo fato de 99% das pessoas terem sido capacitadas nos processos de compliance, refletindo um compromisso sólido com a capacitação da equipe. Destaca-se também um aumento de 2022 para 2023 da utilização do canal de denúncia em aproximadamente 300% após os treinamentos, indicando uma cultura organizacional cada vez mais consciente e participativa.
Oliveira segue dizendo que os desafios foram consideráveis, pois havia a necessidade de estabelecer claramente que o compliance estava presente para “vender o legal, de forma legal, para evitar erros”. Ele diz que “a comunicação efetiva foi vital para garantir que as áreas confiassem e colaborassem com o compliance”.
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