Melhores Práticas

RioCard moderniza infraestrutura de TI com Mainframe IBM

Emissão de cartões eletrônicos passa a contar com mais segurança, rapidez e disponibilidade.

A RioCard, empresa responsável pela emissão e gerenciamento do Vale-Transporte e das gratuidades no Estado do Rio de Janeiro, acaba de modernizar seu sistema para emissão de cartões eletrônicos com a aquisição do Mainframe System z10, da IBM. A solução foi projetada para aumentar a eficiência e o desempenho do centro de processamento de dados, reduzindo os custos de energia, resfriamento e requisitos de espaço físico. Com a mudança, será possível manter o sistema Riocard rodando ininterruptamente e com maior eficiência.

A IBM forneceu todas as ferramentas necessárias para a implementação do Riocard, que teve início em 2008 e foi feito em três fases: construção de um data center e fornecimento de infraestrutura de rede, suporte no processo de migração para a nova plataforma até a estabilização do sistema, além do fornecimento de softwares necessários para que o projeto estivesse de acordo com as regulamentações de segurança. Agora, com a atualização para o mainframe System z10, a RioCard conta com maior inteligência e alta disponibilidade.

O novo sistema já reduziu o tempo para compra de cartões inteligentes, que cada vez mais são realizadas pela internet. A aplicação de processamento de vale-transporte eletrônicos baseada na web é responsável, hoje, por 50% das emissões feitas pelas companhias de ônibus fluminenses. A principal vantagem do sistema é o aumento de segurança para os passageiros, já que dispensa o manuseio de dinheiro dentro do ônibus. Cartões perdidos ou roubados também podem ser bloqueados imediatamente.

Além disso, cada vez que um passageiro usa o RioCard, ao passar o cartão pelo leitor, a Fetranspor coleta informações úteis para entender melhor os volumes de tráfego e preferências dos usuários. Isso permite que a empresa customize seus preços, principalmente para viagens fora do horário de pico, além de ajudar o gerenciamento do sistema de transporte como uma rede integrada.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *