Akna

Ruckus lança switch para implementação de redes seguras de acesso à IoT

O pacote consolida diferentes redes de IoT para fornecer implantações seguras para empresas e organizações.

Ruckus IoT Suite, lançado esta semana pela empresa (imagem: divulgação Ruckus).

A Ruckus Networks, uma empresa do grupo ARRIS, lançou esta semana o Ruckus IoT Suite, que facilita a implantação de uma rede segura de acesso à Internet das Coisas (IoT) através da consolidação de múltiplas redes de camada física de IoT em uma única rede. O produto reduz os custos de implementação permitindo o uso de uma infraestrutura comum entre a rede local sem fio (WLAN) e a rede de acesso de IoT.

Ruckus fornece equipamentos Wi-Fi em OEM para Dell EMC

O lançamento faz parte de uma estratégia para se aproveitar do mercado de cibersegurança de rede de IoT corporativas, que, segundo a IDC, não evoluiu totalmente devido a um mercado fragmentado com soluções pontuais servindo aplicativos ou casos de uso específicos. O segmento de infraestrutura de borda para IoT deve faturar US$ 3,4 bilhões até 2021, com crescimento anual de 30%, diz a consultoria.

A Ruckus afirma que, para aproveitar o melhor da eficiência operacional da IoT e seu retorno de investimento, é preciso que os sensores, câmeras e demais “coisas” tragam valor aos dados. A empresa diz que a solução impede a fragmentação na camada física e também conta com uma API aberta para nuvens públicas e privadas. O Ruckus IoT Suite também é formado por:

  • Pontos de Acesso Ruckus prontos para IoT (APs) — APs que acomodam módulos de IoT da Ruckus para estabelecer acesso sem fio baseado em padrões aos endpoints de IoT com suporte ou não à tecnologia Wi-Fi; e para traduzir as comunicações não baseadas em IP para IP.
  • Módulos IoT da Ruckus — Dispositivos de rádio ou rádio e sensor que se conectam a um AP da Ruckus pronto para IoT para permitir a conectividade dos endpoints com base em padrões como os protocolos Bluetooth Low Energy (BLE), Zigbee e LoRa.
  • Controladora Ruckus SmartZone — Uma controladora WLAN que fornece uma única interface de gerenciamento tanto para a WLAN como para a rede de acesso de IoT.
  • Controladora de IoT da Ruckus — Uma controladora virtual, implantada em conjunto com uma controladora baseada no sistema operacional Ruckus SmartZone, que realiza as funções de gerenciamento da conectividade, dos dispositivos e da segurança para dispositivos sem suporte à tecnologia Wi-Fi; ela facilita a coordenação dos endpoints e fornece APIs para integração com softwares de análise e serviços de nuvem de IoT.

O Ruckus IoT Suite estará disponível no segundo trimestre de 2018.

Compartilhe: