Negócios

Sacar e depositar dinheiro são as transações mais realizadas por brasileiros com conta em banco, aponta pesquisa 

O Banco24Horas, por meio da TecBan, e o Instituto Locomotiva apresentam a pesquisa Os Brasileiros e os Bancos, estudo sobre a relação dos brasileiros com o dinheiro e instituições financeiras. Os resultados mostraram que o recebimento e o saque de dinheiro são as operações mais comuns entre os brasileiros que possuem conta em banco, com 65% de predominância.

 

CONTEÚDOS RELACIONADOS

TBNet, operadora da TecBan, alcança a marca de 2 mil pontos ativos de conectividade 4G

Iniciativa InfraDigital lança série de podcasts para discutir “o futuro do dinheiro”

Com aumento da circulação de dinheiro em espécie, bancos precisam de tecnologia para gerir ATMs

 

A operação de saque é especialmente relevante entre os brasileiros das classes D e E. Ao todo, 27% das pessoas bancarizadas nessa faixa de renda têm no saque a operação mais utilizada. O estudo apontou, ainda, que 34 milhões de brasileiros não movimentaram nenhuma conta bancária no último mês e 37% das pessoas que recebem por aplicativos sacam tudo o que ganham.

A pesquisa também mostra que, embora 90% dos brasileiros possuam conta em banco, dois em cada 10 brasileiros não usaram nenhuma conta bancária nos últimos 30 dias. São cerca de 34 milhões de pessoas (bancarizadas e não bancarizadas), que movimentam aproximadamente R$ 347 bilhões.  É uma parcela da população composta, principalmente, por moradores do interior dos estados, mulheres, pessoas mais jovens (18 a 34 anos), e com menor escolarização (fundamental ou médio). “Existe uma parcela enorme da população que saca o dinheiro para ter mais controle e até mais descontos. O Banco24Horas oferece acesso a mais de 90 serviços financeiros e não apenas ao dinheiro”, avalia Marcos Mazzi, gerente executivo do Banco24Horas.

A pesquisa mostra que 76% dos brasileiros que possuem carteira digital estouram o pacote de dados antes do período programado. “O medo de não conseguir concretizar transações por falta de sinal e/ou pacote de dados móveis ainda é uma realidade muito latente, o que torna o caixa eletrônico um ambiente seguro para transacionar e altamente disponível, mesmo nas regiões mais remotas”, pondera Mazzi.

O levantamento ainda registra que 20% dos brasileiros, em torno de 32 milhões de pessoas, utilizaram algum aplicativo para trabalhar ou obter renda e que 37% sacam tudo o que ganham.  “O consumidor procura uma ponte entre o físico e o digital. Os caixas eletrônicos do Banco24Horascumprem esta função. No século XXI, a lógica que de fato entrega tudo o que o consumidor precisa é aquela que une as comodidades do digital com a experiência que só o físico consegue oferecer”, diz Renato Meirelles, CEO do Instituto Locomotiva.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan, com abrangência nacional, entre os dias 13 e 21 de maio deste ano. A amostra utilizou entrevistas de 1.610 homens e mulheres de todas as classes sociais acima dos 18 anos. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

No evento de divulgação do estudo, a TecBan anunciou uma evolução da marca Banco24Horas, com novos elementos e com uma tipografia exclusiva. Para fortalecer o universo visual, a paleta de cores também se expandiu e conta agora com tons de marrom, azul, amarelo e cinza, além dos tradicionais e reconhecidos vermelho e branco.

 

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *