Negócios

Salesforce reforça sua postura para democratização do CRM para qualquer empresa

Renato Brisola, VP de Vendas da Salesforce para Brasil, durante o evento da empresa em 2018 (Foto: divulgação Salesforce).

Evento da empresa foi palco para diversos casos de sucesso utilizando ferramentas de relacionamento do cliente“A relação com o cliente é desleal (para as empresas).” Foi assim que o country manager para Brasil da Salesforce, Fabio Costa, iniciou a palestra de abertura do principal evento da companhia no País, o Salesforce Tour, realizado ontem (3/4), em São Paulo. Para ele, o consumidor pode ter acesso a informações sobre determinada empresa quando quiser pela Internet. É esse poder de tomada de decisão que o executivo coloca como desleal e é esse cenário que a Salesforce se propõe a mudar, argumenta.

Artigo: A experiência de compra dos clientes no ambiente on-line depende da coleta de dados

Durante todo o evento, executivos da Salesforce e empresas que usam suas soluções mostraram o que ferramentas de relacionamento com o cliente, o popular CRM, podem fazer em prol do crescimento do negócio. A ideia foi de que o CRM pode ajudar qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou setor, a melhorar sua relação com o cliente, desburocratizando processos e aumentando o índice de vendas a partir da melhor gestão de oportunidades.

“Temos presença em todos os tipos e tamanhos de empresa no Brasil”, diz Costa. Ele coloca como missão a frente da empresa ganhar mais apelo em seus clientes, chegando ao core dos negócios de cada um deles. “Queremos participar de todo o processo de venda, desde o marketing e o e-commerce até a venda”, afirma.

Ainda de acordo com ele, a tecnologia é o caminho para isso. Uma das apostas da empresa é sua própria inteligência artificial (AI), o Einstein, presente em sua solução de CRM. Renato Brisola, vice-presidente de Vendas da Salesforce para Brasil, explica que ele é responsável por prover insights para melhor atender o cliente, como trabalhar uma nova oferta com determinado segmento de clientes para melhorar as vendas locais, por exemplo.

O mesmo vale para a versão mobile da solução, que ganhou um assistente virtual em setembro do ano passado. Ainda disponível apenas em inglês no Brasil, a funcionalidade permite acessar insights e até mesmo gerar relatórios de reuniões com clientes via voz. Uma versão em português está sendo desenvolvida, mas não há previsão para lançamento, diz Brisola.

Outro ponto importante par o crescimento da empresa, salientou, o country manager, será o investimento em pessoal que a Salesforce planeja fazer no Brasil. De acordo com uma pesquisa encomendada à IDC, o ecossistema de soluções da companhia pode trazer até 195 mil novos empregos ao Brasil até 2022, incluindo tanto funcionários da própria Salesforce, quanto de seus parceiros e clientes. “Nossa intenção é investir em capacitação externa, nas comunidades, para formar trabalhadores para nosso ecossistema”, afirma.

Costa não revelou investimento nessa área, mas lembrou que a Salesforce conta com alguns programas de capacitação gratuitos em seu site. O posicionamento do executivo é otimista, mesmo com a economia brasileira estagnada. “As empresas precisam de tecnologia para crescer”, aponta.

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