Estratégias

Samarco: Inteligência Competitiva no Processo de Suprimentos

ImageModelo de IC da empresa foi estruturado em três pilares: Planejamento e Tomada de Decisão, Inteligência Coletiva e Gestão do Conhecimento.

A Inteligência Competitiva, mesmo não obedecendo aos ciclos tradicionais, pode trazer resultados positivos e concretos quando utilizada com criatividade. Foi o que mostrou Roberto Oliveira, Procurement Consultant da Samarco, no painel ‘Inteligência Coletiva no Processo de Suprimentos’, realidado durante a 11° Conferência Anual de Inteligência Competitiva, promovida pela IBC.

O executivo contou que, em 2005, a empresa contratou uma consultoria para reestruturar a área e também a infraestrutura de TI com ferramentas que auxiliassem na tomada de decisão. “Com a consultoria, percebemos que éramos péssimos em planejamento. Depois de muito conversar e estudar, baseamos então o nosso modelo de Inteligência em três pilares: Planejamento e Tomada de Decisão, Inteligência Coletiva e Gestão do Conhecimento”, conta Oliveira.

Segundo ele, para se fazer Inteligência na área de Suprimentos, o profissional precisa saber tudo o que compra, desdobrar a cadeia de valor de cada coisa. “Cabe a nós termos um nível de assertividade em que a gente defenda um orçamento com dados fundamentados”, diz o executivo.

Na área é feita também a análise dos grupos de mercadorias e indicadores de custo, assim como de prováveis cenários macroeconômicos e de mercado. Para disseminar conhecimento, já que a Inteligência é coletiva, a empresa apostou também na implementação de um sharepoint com informações que dessem suporte aos executivos da Samarco.

Por exemplo, em cada item de qualquer um dos grupos de mercadoria da Samarco existe uma descrição de produto. Foi criada também uma ‘Biblioteca de Documentos’, que auxilia na Gestão do Conhecimento – por exemplo, qualquer documento pode ser anexado na Biblioteca e, se um funcionário sai de determinada área ou da empresa, a informação não se perde.

O sharepoint ainda possui informações relevantes para os negócios da empresa, dados customizados, simplicidade e previsibilidade. “Todos os indicadores são atualizados todos os dias”, ressalta Oliveira.

O sucesso da iniciativa, segundo o executivo, está também na adaptação da ferramenta a ser adotada. “O erro que muitas empresas fazem é comprar uma ferramenta e tentar se adequar a ela, e não ao contrário”, diz.

Hoje, a rede de Inteligência Coletiva se concentra na área de Suprimentos, mas a idéia é unir também toda a Samarco, a rede de fornecedores e, por último, até mesmo agentes externos que não tem ligação com a empresa.

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