Mais organização, exatidão nas informações, facilidade e segurança no acesso aos dados, mitigação de erros humanos relacionados à leitura de prontuário, otimização de espaço físico e uma economia média de R$ 30 mil por mês só com a redução do uso de papel. Estes são apenas alguns dos ganhos que a Santa Casa de Presidente Prudente obteve com o uso do Athimos, sistema de gestão clínica e assistencial, alocado na nuvem privada da 2Cloud.
Com mais de 1,7 mil usuários ativos no sistema, a Santa Casa de Presidente Prudente utiliza a solução para produzir documentos relacionados a cerca de 2 mil internações, 1 mil consultas ambulatoriais e 7,5 mil pronto atendimentos por mês, o que resulta em um universo de mais de 4 milhões de documentos de prontuário produzidos por ano na plataforma.
Segundo Emerson Martins, diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa, o sistema Athimos é o único prontuário eletrônico da América Latina e um dos poucos no mundo, que foi criado exclusivamente para a área clínica, sem derivar de sistemas administrativos gerais, como ERPs e afins.
Leandro Rodrigues da Rocha, gestor da Qualidade do hospital, relata que, antes de utilizar o sistema, a Santa Casa de Presidente Prudente já usava a prescrição eletrônica, mas ainda gerava muita documentação em papel, por exemplo, na área de enfermagem.
Com a entrada do Athimos, praticamente todo papel relacionado ao prontuário do paciente foi eliminado e a usabilidade do sistema facilitou e melhorou a comunicação entre as equipes médica-assistenciais. Também tornou mais segura a checagem beira-leito, que hoje é feita pela plataforma e permite que, com um notebook acoplado ao carrinho, a equipe de enfermagem realize todo o plano de cuidados diário do paciente, registrando tudo na hora: sinais vitais, medicamentos aplicados, assepsias realizadas etc.
“A conferência é em tempo real, e cada paciente é visto como um todo assim que ingressa na Santa Casa: da equipe da farmácia até a de enfermagem, as gerências, os auditores internos e os médicos, todos têm acesso ao histórico, resultando em um atendimento global, com dados centralizados, muito mais ágil e seguro”, garante Leandro.
Já Daiane Graciela Hilário, gerente Assistencial da instituição de saúde, complementa que o sistema trouxe uma grande economia de tempo na realização de processos relacionados ao atendimento. “Maximizamos a produtividade dos colaboradores em suas jornadas de trabalho, sem falar na drástica redução do papel impresso”, complementa ela.
A gestora também destaca a rapidez na integração do sistema ao cotidiano da Santa Casa, levando cerca de 6 meses entre o início do projeto, revisão de processos e entrada em uso do sistema a pleno.
“Lidero mais de 400 enfermeiros e técnicos de enfermagem na Santa Casa de Presidente Prudente, e posso dizer que o processo de inserção do Athimos em nossa rotina foi surpreendentemente positivo”, ressalta Daiane. “Vemos o sistema não apenas como um facilitador, mas também como uma oportunidade de crescimento para os profissionais e para o hospital, pois o futuro é online. É uma oportunidade de fazer da nossa Santa Casa um verdadeiro case de inovação”, acrescenta ela.
Uma forma de perceber esse avanço é que as melhorias possibilitadas pelo uso do Athimos já renderam à Santa Casa de Presidente Prudente algumas importantes certificações, ampliando o status do hospital como referência em toda a macrorregião oeste paulista, norte paranaense e sul mato-grossense.
Além disso, Marcelo Soares, gestor de TI da Santa Casa, ressalta que alocar o sistema na nuvem privada da 2Cloud é fator crucial para alcançar a flexibilidade de armazenamento e a disponibilidade remota que os colaboradores e gestores envolvidos no atendimento necessitam. “Estes pontos, somados ao plano de contingência desenhado para nosso uso do sistema em nuvem, foram pontos muito altos da escolha pela hospedagem do Athimos com a 2Cloud”, confirma o gestor. “Mas não são os únicos: também tivemos ganhos como economia de infraestrutura, já que não foi necessário investir em servidores próprios, o que culminou em aportes liberados para ampliação do parque de notebooks e computadores para os times assistenciais”, completa ele.
O CEO da 2Cloud, Gabriel Goltz, informa que o ambiente 2Cloud SP3, onde fica hospedado o Athimos para a Santa Casa de Presidente Prudente, fica localizado em São Paulo-SP e é indicado para sistemas de missão crítica, que demandam uma estrutura altamente resiliente, segura e disponível.
“O ambiente SP3 é fruto de uma parceria nossa com a gigante global Equinix, que possui mais de 240 data centers em todo o mundo e garante a robustez, a segurança e a confiabilidade que uma operação crítica, como é o caso da área de saúde, demanda”, detalha Goltz. “Além disso, também oferecemos à TI da Santa Casa de Presidente Prudente o suporte de nossa equipe de operações e monitoramento, que opera em regime 24x7x365, protegendo até mesmo contra os ataques cibernéticos mais avançados”, complementa.
Um compilado de benefícios que, segundo a diretora Técnica e coordenadora do Pronto Socorro da Santa Casa de Presidente Prudente, a cirurgiã do aparelho digestivo Dra. Helen Brambila, fazem do uso do Athimos um divisor de águas para a instituição: “Não dá para comparar um sistema eletrônico com prontuário manual. Hoje, no digital, conseguimos integrar as informações do paciente e perdermos muito menos tempo para realizar os registros médicos, uma vez que fica apenas o ajuste diário para ser feito. É mais agilidade, mais segurança para profissionais e pacientes, e muito menos papel – pacientes, hospital e meio-ambiente agradecem”, finaliza a especialista.
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