Com o sistema os servidores conseguem entender melhor a estratégia vigente, otimizar suas tarefas, eliminar atividades desnecessárias, descontinuar alguns serviços e até terceirizar outros.
A Symnetics, empresa especializada em gestão da estratégia, fechou contrato, em junho de 2006, com a CAT – Coordenadoria da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo para implementação do BSC – Balanced Scorecard no desenvolvimento do planejamento estratégico da entidade. Um dos pontos altos com a implementação do sistema BSC é que hoje os servidores da Coordenadoria estão conseguindo entender melhor a estratégia vigente, otimizar suas tarefas, eliminar atividades desnecessárias, descontinuar alguns serviços e até terceirizar outros.
Depois de minuciosa análise, a CAT decidiu implantar o BSC em toda a Administração Tributária, ou seja, na coordenadoria de suas sete diretorias (Executiva da Administração Tributária, Arrecadação, Informações, Representação Fiscal, Consultoria Tributária, Tribunal de Imposto e Taxas e a Corregedoria da Fiscalização Tributária). A CAT é responsável pela arrecadação e fiscalização dos tributos estaduais (ICMS, IPVA, ITCMD e taxas), pelo gerenciamento dos sistemas informatizados de gestão fiscal e pelo julgamento dos processos administrativos tributários.
Atualmente, a adoção do BSC está em expansão para toda a Secretaria da Fazenda, que tem como visão de futuro ser o órgão de excelência em administração fazendária. Os principais objetivos a serem alcançados com a implementação do sistema são: assegurar o elevado nível de satisfação dos usuários dos serviços prestados pela Secretaria da Fazenda; garantir a transparência das ações da secretaria e das contas públicas do Estado; buscar qualidade no gasto público; combater sonegação, fraude e inadimplência; incrementar receitas não-tributárias; aprimorar a gestão dos haveres e dívidas do Estado; propiciar permanente desenvolvimento organizacional, tecnológico e de RH.