Especialista da Dell dá algumas dicas para aspirantes a profissional de nuvem.
Devido a inúmeras pesquisas, a nuvem deixou de ser uma tendência e se tornou realidade. Um estudo da Dell deste ano, por exemplo, apontou que a nuvem cresceu 79% em 2014 e outros 82% em 2015. Tendo isso em vista, a procura por profissionais da área, como arquiteto de computação na nuvem e engenheiro de infraestrutura na nuvem, também cresceu. Manish Gupta, diretor da Soluções para Empresas da Dell na Índia, comenta quais as competências-chave para os profissionais que querem aproveitar a oportunidade.
Conhecimentos básicos de infraestrutura de TI: migração de dados de data center local para a nuvem requer uma compreensão da infraestrutura de TI. Dado o fato de que os CIOs ainda não têm certeza sobre a viabilidade da nuvem para diversas aplicações, há uma demanda significativa de profissionais com as habilidades necessárias para facilitar essa migração.
Capacidade para trabalhar em bases de dados: a compreensão razoável e capacidade de trabalhar em linguagens de banco de dados, como SQL, MySQL, Hadoop, e Cassandra é importante para uma carreira na Cloud.
Capacidade de programar em linguagens mais comuns: um profissional aspirante à área deve ter a capacidade de programar em línguas mais comuns para a computação em nuvem, tais como JavaScript, Pearl, Python, etc. Estar familiarizado com várias linguagens de programação vai ajudar nas perspectivas de carreira a longo prazo.
Conhecimento da plataforma Linux: considerando que o Linux continua a ter presença significativa no mundo da nuvem, é imperativo ter habilidades para trabalhar na plataforma Linux. O melhor lugar para reunir o conhecimento em Linux é comunidades on-line. Há muita literatura lá fora e há ajuda se houverem dificuldades à frente.
Capacidade para automatizar tarefas: com data centers se movendo para um mundo de software definido, a automação está assumindo processos manuais rapidamente. As empresas que contratam profissionais de nuvem valorizam a capacidade de programar a automação de tarefas e processos.
Know-how de competências Cloud Security: segurança é sempre uma preocupação para as tarefas relacionadas com a nuvem e os CIOs sempre estão de olho na segurança dos dados. Assim, um bom conhecimento da segurança de TI é fundamental para conseguir uma vaga na área.