
A busca de maior produtividade pelo e-commerce tem puxado a demanda por RFID
A Zebra Technologies divulgou os dados do seu mais recente Estudo Global sobre o Futuro dos Armazéns 2023, o qual mostra que 58% dos responsáveis pela tomada de decisão nos armazéns e centros de distribuição preveem implementar a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) até 2028. O objetivo é aumentar a visibilidade do inventário e a reduzir a falta de estoque.
Nos próximos cinco anos, a maioria dos líderes de armazéns tem previsto implementar leitores de RFID fixos, passivos ou portáteis, assim como leitores fixos industriais que permitem realizar a rastreabilidade dos ativos, trabalhadores e mercadorias em todo o entorno do armazém.
Acelerar os prazos dos projetos de modernização nos armazéns e nos centros de distribuição será fundamental para ajudar a melhorar a gestão das devoluções, que se tornou o principal desafio operacional citado por mais da metade dos entrevistados do estudo, representando 21 pontos percentuais a mais em relação ao ano anterior.
Segundo o estudo da Zebra, a maioria dos entrevistados (83%) diz que está sob pressão para melhorar o desempenho, ao mesmo tempo que se adapta às novas demandas dos consumidores por comércio eletrônico. Segundo 95% dos empregados dos armazéns e 79% dos tomadores de decisão na região, os erros no inventário e a falta de estoque seguem representando um desafio significativo para a produtividade.
Ambos os grupos reconhecem que necessitam de melhores ferramentas de gestão para melhorar a precisão do inventário e determinar a disponibilidade. Além disso, 95% dos líderes logísticos latino-americanos (91% em nível mundial) estão atendendo a essa necessidade, citando planos para investir em tecnologia que aumente a visibilidade em toda a cadeia de abastecimento até 2028.
Otimizar as operações para aumentar a visibilidade
Os gestores também estão aumentando o número de trabalhadores de linha de frente por meio da automatização dos seus armazéns, a fim de otimizar e aumentar a visibilidade dos seus inventários. Segundo um estudo da Interact Analysis, apesar da recente diminuição da demanda por projetos de automatização (em parte devido à redução da construção de armazéns), é esperado que essa demanda volte a crescer em 2024.
O estudo da Zebra revelou que 72% dos tomadores de decisão dos armazéns e centros de distribuição já automatizaram ou planejam automatizar os seus fluxos de trabalho até 2024. Assim, pretendem orientar os funcionários para tarefas de maior valor e que sejam centradas no cliente.
Mais da metade dos líderes de logística acredita que a automação aumenta a eficiência e a produtividade dos trabalhadores, reduzindo a coleta manual de pedidos, erros e tempos de ciclo. Enquanto isso, oito em cada dez funcionários do armazém concordam que usar mais tecnologia e automação os ajuda a superar as metas de produtividade.
Sustentabilidade, uma prioridade na tomada de decisões logísticas
Os tomadores de decisão em armazéns e centros de distribuição estão cada vez mais escolhendo soluções com base em sua capacidade e que os ajudam a criar operações sustentáveis, impulsionadas em grande parte por regulamentações ambientais, custos ou escassez de energia, juntamente com as expectativas de clientes, trabalhadores e investidores.
Por isso, 75% dos gerentes de armazém da América Latina (77% em todo o mundo) estão se concentrando na redução de emissões e resíduos, enquanto nove em cada dez dizem que é importante que suas soluções tecnológicas maximizem a vida útil da bateria.
Outros elementos sustentáveis mencionados como prioridade pelos entrevistados da Zebra incluem garantir um tempo de troca preciso para dispositivos móveis, conectar-se a software de controle de energia para maximizar a eficiência, oferecer programas certificados de recompra e reforma de economia circular e o uso de materiais reutilizáveis e recicláveis.
Além de suas próprias operações, 85% dos gerentes de armazém também dizem que é importante que os provedores de tecnologia tenham medidas de sustentabilidade para administrar seus negócios.
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