Estratégias

Serviço de telefonia móvel é aposta de campanha de fidelização

Eduardo Jacob, da Minutrade

Eduardo Jacob, da Minutrade

Ale firma parceria com Claro e Minutrade para lançar programa de recompensa do Cartão Ale Mastercard, que premia consumidor com créditos para falar no celular.

O AleCred, braço de produtos e serviços financeiros da Alesat Combustíveis, anuncia parceria com a Claro e com a Minutrade, empresa de marketing de incentivo. O acordo prevê um programa de recompensa inovador para o cartão de crédito o Ale MasterCard, lançado em janeiro deste ano. O programa dá, aos clientes do cartão, créditos em celulares Claro, proporcionais às compras realizadas em qualquer estabelecimento comercial. Caso ainda não seja cliente da operadora, o usuário do cartão ganhará um chip pré-pago da Claro para usufruir da promoção

A solução está baseada em uma plataforma de microrrecompensa desenvolvida pela Minutrade, com o apoio da Claro, que identificou no programa uma boa oportunidade de conquistar novos clientes. “A Claro é a primeira operadora a abraçar o programa e as possibilidades são várias. Nesse caso, a premiação será feita com créditos para chamadas de voz, mas é possível também desenvolver campanhas em que a recompensa sejam mensagens de SMS, ringtones, tráfego de dados e outros serviços”, explica Fiamma Zarife, diretora de Serviços de Valor Agregado e Roaming da Claro.

Segundo Eduardo Jacob, CEO da Minutrade, por meio dessa plataforma é possível viabilizar ações inéditas que contemplem também os consumidores de baixo poder aquisitivo, que se sentem excluídos de campanhas motivacionais e de fidelização, nas quais, para participar, é sempre preciso consumir valores muito elevados.

A opinião é endossada por Fabrício Castello Branco Coelho, que acredita que a premiação é de alta relevância e ao mesmo tempo acessível. “Apenas uma parcela pequena da população gasta o suficiente em cartões de crédito para ganhar passagens aéreas ou eletrodomésticos. Em contrapartida, consumo de créditos de telefonia são relevantes e necessários para dezenas de milhões de pessoas”, declara.

De fato, hoje, no Brasil, já são mais de 150 milhões de telefones celulares, sendo que 81% deste mercado são de aparelhos pré-pagos. “Mais do que modismo ou status, o celular é uma necessidade cotidiana, e este gasto torna-se cada vez mais relevante no orçamento familiar. Por isso, programas com premiações em serviços de telefonia celular, além de serem inovadores e simples, suprem uma demanda latente”, considera Jacob.

Para o CEO da Minutrade, o programa, primeiro de recompensa a trabalhar com serviços de telefonia, tem características importantes para alcançar o sucesso: simplicidade, com ações do tipo ‘usou – ganhou’; baixo custo unitário de premiação, porém com uma enorme percepção de valor real para quem recebe; e eficácia de logística, gerando uma alta capilaridade das ações onde os clientes podem ser premiados com pouco gasto. “É a ferramenta para a universalização dos programas, onde todos podem ganhar”, garante Jacob.

Outra vantagem, lembrada por Coelho, é que o resgate do prêmio é automático, ou seja, o cliente não gasta energia ou tempo para recuperar a premiação, já que a disponibilização dos créditos é feita sem a necessidade de intervenção do consumidor. O produto ainda tem uma característica muito importante que é o SMS ou entrega, ou seja, para cada crédito feito no telefone do cliente é enviada uma mensagem de confirmação deste crédito identificando a campanha. Com isso, a estratégia trabalha com outro pilar dos programas de fidelização, que é o marketing direto.

Segundo Jacob, esse é apenas o primeiro passo com programas desse tipo, uma vez que qualquer empresa de bens de consumo ou serviços pode desenvolver suas campanhas de incentivo com premiações em serviços de telefonia celular. “Já estamos com alguns projetos em andamento com empresas de diversos segmentos e, em breve, o cliente passará a ser impactado por campanhas que premiam com minutos de telefonia celular”, antecipa o executivo.

O programa

O sistema desenvolvido para a Ale e Claro funciona como um mecanismo de resgate de crédito automático. Ao pagar a fatura do cartão, os créditos no celular são automaticamente disponibilizados. A cada R$ 50 em compras, o cliente pré-pago ganha R$ 1 em créditos no celular. No caso de consumidores que já são clientes da Claro, os créditos vão para o chip que o usuário já tem.

O programa de recompensa também vale para quem tem o plano pós-pago. O usuário dessa modalidade recebe, a cada R$ 50 em compras com o cartão Ale MasterCard, um minuto de crédito na conta de celular. Além disso, em caráter promocional, por tempo indeterminado, o cliente que ativar o seu cartão ganhará R$ 15 de crédito no chip Claro ou 15 minutos, no caso de planos pós-pago.

Carlos Donizelli, diretor de serviços da Ale, acredita que o programa de recompensa e a parceria com a Claro aumentarão o fluxo de clientes nos postos da rede, atraindo os usuários da telefonia celular no Brasil e potenciais novos clientes. “Isso irá gerar fidelização e recorrência nos gastos, que são a base do nosso programa de recompensa”, afirma.

O cartão foi lançado no início de janeiro, e a AleCred espera a adesão de 50 mil clientes até o final do ano. Segundo Coelho, para divulgar a promoção a Ale irá focar am ações no ponto de venda, com a caracterização dos postos da bandeira participantes. “Realizaremos também ações promocionais de abordagem, campanha de comunicação online e via SMS”, conta o executivo. Paralelamente, a venda do cartão também está sendo feita por meio de call center para cerca de 100 mil consumidores cadastrados nos bancos de dados da empresa.

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