
Em setembro, o LinkedIn divulgou uma lista com as dez startups mais desejadas para se trabalhar em 2020. A Menu, startup que conecta pequenos comerciantes a grandes a grandes distribuidores, conquistou o primeiro lugar entre gigantes como Neon e Loft. A empresa explica que a humanização de processos seletivos realizados online foram o diferencial para conseguir a colocação no ranking.
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A Menu ainda destaca que o candidato precisa estar alinhado com os valores da startup para ingressar na equipe. Para encontrar os talentos certos, a empresa recomenda sete passos:
Definir o perfil do profissional desejado: Analisar as seguintes perguntas: que tipo de profissional a startup está procurando? Qual atividade ele deverá realizar? Quanto de experiência no mercado de trabalho deve ter? Que nível escolar será exigido? Quais qualidades serão essenciais para uma pessoa conquistar a vaga?
Planejar todo o processo de seleção: Apego aos detalhes através de um planejamento minucioso de como será realizado o processo seletivo. Para isso, existem inúmeros métodos de seleção e recrutamento: entrevistas, testes escritos, dinâmicas online e etc. E, na hora de optar por uma dessas formas de recrutamento, analisar se o método escolhido está em conformidade com o objetivo da contratação e do candidato e com os valores da empresa.
Anunciar vagas nos lugares corretos: O anúncio da vaga deve ser divulgado nos canais acessados pelo público-alvo. A escolha do canal correto otimiza o processo de recrutamento e seleção, atuando como um filtro que auxilia na atração dos profissionais mais indicados. O LinkedIn, por exemplo, além de rede social é uma plataforma para anunciar vagas de emprego. Se a vaga estiver bem descrita e com as palavras-chave certas, as chances de encontrar o candidato ideal para a sua startup são grandes.
Alinhar os valores da startup com o candidato: Quando são contratadas pessoas que acreditam no que a startup acredita, não só os resultados serão melhores, como esses profissionais se sentirão mais felizes e parte importante do grupo, aumentando a conexão e o senso de pertencimento. Quanto maior o nível de aderência a esses valores, maior é o nível de engajamento e confiança, levando a uma relação mais duradoura e sólida com a empresa.
Cuidados especiais na entrevista: Para uma boa entrevista, é necessário ter o perfil da vaga em mente, com as competências técnicas, comportamentais e valores. Também é necessária uma preparação prévia, que consiste em ler novamente o currículo do candidato e anotar as dúvidas que surgirem. Um roteiro de perguntas para a entrevista é aconselhável, assim como espaço para o candidato falar e tirar dúvidas.
Lembre-se de cuidar da pós-contratação: O processo seletivo não termina com a contratação do candidato. Alguns cuidados devem ser tomados mesmo após a escolha do profissional ideal. O RH deve encaminhar a pessoa para todos os procedimentos de contratação. Isso significa orientar sobre os documentos a serem apresentados, solucionar dúvidas, checar se é necessário aguardar que o candidato se desligue da empresa anterior, entre todos os trâmites burocráticos.
Escreva aos candidatos que não foram selecionados: Os profissionais que não foram contratados também não podem ser esquecidos. O RH deve retornar o contato, dando um feedback sobre a conclusão do processo seletivo e se colocando à disposição para esclarecer dúvidas. Se possível, é interessante apontar os motivos pelos quais esse candidato não foi escolhido e quando ele pode participar de um novo processo, se desejar.
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