A Siemens PLM e a Tata Consultancy Services anunciaram ontem, dia 16, a expansão de sua parceria.
A notícia foi dada durante o seminário da empresa alemã que acontece durante essa semana em Orlando (EUA). Com a ampliação, a Siemens PLM dará maior suporte aos especialistas da empresa indiana para usar a plataforma Omneo, especializada na análise de grande volume de dados (Big Data).
Tão fácil que até um adulto pode usar
Disponível no formato de software como serviço (SaaS), a Omneo é usada como um recurso da nuvem e seus principais usuários são fabricantes de diversos segmentos de mercado. Segundo a Siemens, o casamento da ferramenta com a capacidade dos consultores da Tata permite a identificação e resolução de problemas complexos relacionados a produtos sejam feitas em questão de segundos e não de dias.
Na avaliação da empresa alemã, o Omneo fornece uma visão completa do desempenho do produto baseada na grande quantidade de dados disponíveis a respeito dele.
O segredo residiria na conexão, unificação e contextualização das fontes de Big Data, incluindo outras plataformas como a PLM ou gerenciamento do ciclo de vida do produto, e do ERP, além do MES ou sistema de execução da manufatura, entre outros. Com o Omneo, esses dados seriam centralizados.
Para Regu Ayyaswamy, chefe global de Engenharia e Serviços Industriais da Tata, tecnologias como a Omneo podem revolucionar a indústria manufatureira, permitindo que os fabricantes rastreiem e monitorem o desempenho de seus produtos e reajam de forma mais adequada no caso de problemas.