Levantamento feito pela HP aponta que dispositivos contêm falhas na segurança de senha, criptografia, problemas de autenticação, entre outros.
Testes realizados pela HP indicam que os dispositivos de Internet das Coisas (IoT) instalados em residências, como câmeras de vídeo e detectores de movimento, contêm vulnerabilidades significativas, incluindo falhas na segurança de senha, criptografia e problemas de autenticação.
Mercado de M2M deve crescer três vezes até 2018
Para o estudo, a HP utilizou o HP Fortify On Demand – plataforma de testes de aplicações – e avaliou dez dos principais sistemas de segurança do mercado norte-americano com componentes de aplicativos móveis e de nuvem.
Entre as principais conclusões, descobriu que nenhum dos sistemas requeria o uso de uma senha forte e que 100% deles falharam em oferecer uma autenticação de dois fatores.
Questões com privacidade também foram abordadas pelo estudo. Todos os sistemas coletaram alguma forma de informação pessoal como nome, endereço e até mesmo números de cartões de crédito. A exposição dessas informações pessoais é preocupante devido aos problemas de busca de conta em todos os sistemas.
É importante observar que o uso de vídeo é o principal recurso de muitos sistemas de segurança doméstica, com visualização disponível por meio de aplicativos móveis e interfaces de web com base em nuvem. A privacidade de imagens de vídeo da parte interna da residência torna-se uma preocupação extra.