Akna

Sistema Galgo migra para nuvem da Microsoft

Empresa se tornou independente de associação que a gerenciava e precisava de infraestrutura de TI.

nuvemNo final de 2015, o Sistema Galgo, fornecedor de soluções de intercâmbio de informações de mercado entre corretoras de investimento, bancos e outras empresas financeiras, decidiu se tornar independente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA). Criado há oito anos, a empresa operava como um departamento dentro da associação e precisava de mais espaço, recursos administrativos e infraestrutura de TI.

Para a mudança ser um sucesso, o Sistema Galgo precisava encontrar uma solução para lidar com o pouco tempo disponível para a implantação do projeto e do orçamento limitado. A empresa optou por uma infraestrutura na nuvem e, após uma avaliação com diversos players do mercado, como Google, Amazon e IBM, a escolhida foi a Microsoft, com os produtos Azure e Office 365.

Empresas não confiam na segurança de fornecedores de nuvem pública, segundo pesquisa

Segundo a integradora Brascin, responsável pelo projeto, a solução é totalmente integrada e conta com a flexibilidade do modelo de licenciamento CSP. Já a segurança é garantida pela autenticação no AD integrada ao Office 365, e todos os serviços de rede fornecidos pelo Windows Server 2012 no Azure.

Após a escolha da solução, veio o principal desafio: implementá-la. Para isso, a data escolhida para a migração foi o período entre o Natal e a primeira semana de janeiro de 2016, enquanto os funcionários aproveitavam o recesso em casa.

Segundo Ricardo Thomé, diretor de Serviços da Brascin, a implantação foi realizada com sucesso e os colaboradores, além de aproveitar o novo escritório, só precisaram fazer ajustes pessoais para continuar o seu trabalho. “Não houve uma única mensagem ou arquivo perdido, e o novo ambiente permitiu recursos e ajustes que os usuários não possuíam antes, por depender de uma estrutura maior”, diz.

Rodando desde janeiro, o novo ambiente já mostrou alguns benefícios. O Microsoft Intune, por exemplo, tornou-se uma ferramenta muito importante para dimensionar as necessidades de cada usuário e otimizou o planejamento dos investimentos.

“A Microsoft demonstrou grande comprometimento com a nossa operação, e este é o fator mais importante na contratação de serviços de nuvem”, diz Aloísio Corrêa, superintendente geral do Sistema Galgo. De acordo com o executivo, dois fatores foram determinantes para a escolha do fornecedor: a segurança oferecida pela Microsoft e o histórico da Brascin como parceiro de confiança.

Compartilhe: