Pesquisa analisou as páginas dos dez maiores bancos brasileiros e mediu o nível de disposição para o diálogo digital; apenas Itaú Unibanco e Banco do Brasil se classificaram com um nível de excelência.
A comunicação na internet dos dez maiores bancos brasileiros precisa melhorar e passar por revisões para construir relacionamentos mais positivos com seus públicos e fidelizar seus clientes. A constatação é resultado de avaliação feita pelo Comunicômetro, ferramenta gerencial exclusiva criada pela Retoque Comunicação. A análise avalia os sites das empresas por meio do impacto das ações de comunicação e a existência de políticas corporativas para diferentes públicos.
A pesquisa com o setor bancário é a primeira aplicada pela metodologia do Comunicômetro. “Escolhemos esse setor por ser um segmento representativo da economia no qual a transparência é um dado vital para sustentar a credibilidade e a imagem institucional construída ao longo do tempo”, afirma Luiz Chinan, idealizador do projeto e sócio-diretor da Retoque.
O ranking resultante da pesquisa revelou que, na avaliação da comunicação geral, apenas Itaú Unibanco e Banco do Brasil se classificaram com um nível de excelência na apresentação de recursos e disposição de diálogo. Suas páginas iniciais vão além da simples apresentação institucional ou formulário de negócios.
Já no quesito comunicação aos clientes, a situação é boa, mas deveria ser muito melhor. O que se percebe é uma preocupação maior com a comunidade do que com os próprios correntistas. Apenas o Itaú Unibanco demonstra um nível de excelência nessa área. Os demais bancos ainda disponibilizam a seus clientes poucos recursos na internet: boa parte do ranking voltado para esse público está em um nível crítico.
Os outros públicos dos bancos avaliados separadamente na análise foram: imprensa, governo, clientes, funcionários e comunidade. Mais de 50 itens foram analisados em cada um dos sites, verificando a existência desde requisitos básicos para cada público, como designação de pessoas e dados de contato, até mecanismos sofisticados de interação, como transações econômicas e participação em redes sociais.
Comunicação Geral
1 – Itaú Unibanco
2 – Banco do Brasil
3 – Bradesco
4 – Santander
5 – Caixa Econômica Federal
Banrisul
6 – HSBC
7 – Votorantim
8 – Citibank
9 – Safra
Clientes
1 – Itaú Unibanco
2 – Santander
3 – Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Citibank
4 – Banrisul
HSBC
Bradesco
5 – Safra
6 – Votorantim
Imprensa
1 – Itaú Unibanco
Banco do Brasil
Santander
Caixa Econômica Federal
2 – HSBC
3 – Banrisul
4 – Citibank
5 – Votorantim
Bradesco
6 – Safra