É a segunda maior deflação registrada em 2012. Oito categorias registraram queda; as com maior percentual foram ‘Perfumes e Cosméticos’ e ‘Eletrodomésticos’.
Após o maior índice de inflação do ano registrado em agosto (2,52%), estudo da e-Flation de setembro apresentou deflação de 2,05% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, representando uma queda considerável de 4,57p.p. em relação ao mês anterior e redução de 0,96 p.p. em comparação ao percentual de setembro de 2011 (-1,09%).
O indicador, desenvolvido pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce, tem como proposta monitorar as variações dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela Internet.
É a segunda maior deflação apresentada nos nove primeiros meses de 2012, com 5,78%. Comparando com o mesmo período do ano passado, o percentual chega a -5,75%
O indicador apresenta nesta edição a segunda maior deflação de 2012 e nestes nove meses do ano uma deflação de 5,78%; no acumulado dos últimos 12 meses o percentual é de -5,75%, em comparação a igual período do ano passado.
Oito categorias contribuíram para a inflação observada. São elas: “Perfumes e Cosméticos (-0,72%)”, “Eletrodomésticos” (-0,58%), “Informática” (-0,40%), “CDs e DVDs” (-0,38%), “Cine e Foto” (-0,17%), “Medicamentos” (-0,10%), “Brinquedos” (-0,08%)” e “Telefonia e celulares” (-0,04%). Somente duas categorias registraram inflação: “Eletroeletrônicos” (+0,04%) e “Livros” (+0,37%).
“Este mês o indicador retorna a característica habitual de deflação, isso porque a concorrência na internet é maior”, ressalta Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/FIA.