Economia DigitalPesquisasPesquisas2Últimas

Smartphone é principal ferramenta de compra online para 33% dos brasileiros, aponta estudo

Pesquisa da SPC mostra que 74% dos internautas usam celular em ao menos uma etapa no e-commerce. Frete é o ponto mais sensível na hora da compra.

Estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) descobriu que os smartphones já são a principal ferramenta de compra para 33% dos internautas que costumam adquirir produtos pela Internet. O uso do dispositivo móvel para compras é ainda maior entre o público jovem (48%). O computador ainda é o meio mais usado na hora de adquirir produtos na internet, com 66% de preferência. A pesquisa ouviu 815 consumidores nos últimos 12 meses.

40% das encomendas de e-commerces serão entregues em até duas horas em 2028, diz Zebra

Considerando o processo de compra pela internet como um todo, a pesquisa revela que o celular já é utilizado por 74% da amostra em ao menos uma de suas etapas, como pesquisa de produtos e serviços (32%), comparação de preços (28%) e pagamento (14%). Apenas 24% dos entrevistados admitem não contar com o auxílio do celular nas compras que faz online.

Para o SPC, o protagonismo dos dispositivos móveis no e-commerce tende a aumentar ainda mais nos próximos anos, principalmente com a popularização da internet móvel e do alcance maior da banda larga. A evolução dos meios de pagamento online também deve estipular o uso, já que ficará mais simples e seguro comprar pelo celular.

Para os consumidores conectados, as lojas online já ocupam a primeira posição dos canais mais utilizados para fazer compras no último ano: 93% de menções, ficando à frente das lojas de rua (62%) e dos shopping centers (58%). Nos últimos três meses, cada comprador online fez, em média, quatro aquisições pela internet.

Os itens mais adquiridos nesse período foram peças de vestuário, calçados e acessórios (40%), artigos para casa (26%) e eletrodomésticos (26%), ingressos para atividades de lazer (25%), perfumes e cosméticos (25%) e celulares (23%). O ticket médio na última compra foi, em média, de R$ 323,84. Para o pagamento, 58% utilizam o cartão de crédito parcelado diretamente com a loja e 56% o boleto bancário.

Frete é o ponto mais sensível do e-commerce

O frete grátis é o fator que mais estimula os consumidores a comprarem pela internet, com 68%. Mais da metade (58%) levam em consideração a entrega gratuita na hora da compra, em detrimento dos preços dos produtos (51%) e da reputação da loja (37%).

O frete é um dos pontos mais sensíveis do comércio online, já que 54% das desistências de compra ocorrem devido ao encarecimento da compra devido ao frete. Além disso, entre os consumidores que não tiveram uma experiência positiva em sua última compra – 21% do total dos entrevistados – as queixas mais comuns foram a entrega fora do prazo (12%) e o não recebimento do produto (6%).

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *