Por falta de ação efetiva, servidores do Google sofreram congestionamento durante manutenção rotineira.
A queda mundial dos serviços do Gmail, que aconteceu no final da tarde de terça-feira (01/09), foi causada por uma sobrecarga dos servidores do Google. Durante manutenção de rotina, quando alguns servidores são desligados e o tráfego é transferido para os disponíveis, a companhia registrou um congestionamento na rede, o que causou a paralisação do serviço por cerca de 100 minutos.
De acordo com o comunicado no blog oficial do Gmail, os engenheiros foram notificados sobre a pane pouco tempo depois do ocorrido e verificaram que o problema central era a insuficiência da capacidade on-line disponível. A equipe disponibilizou uma série de roteadores adicionais para distribuir o tráfego, como forma de contingência, e normalizar o serviço.
Nas próximas duas semanas, a companhia trabalhará para que esse tipo de problema não aconteça novamente. Dentre as ações, estão o aumento da capacidade do roteador para ir além da demanda de pico e incremento do sistema de isolamento de falha, para que o problema de um data center não afete aos demais.