Estratégias

Software apresenta nova maneira de fazer pesquisas de opinião

Solução criada pela Visual Net permite que o gestor da empresa saiba o local onde os pesquisadores estão trabalhando e tenha acesso aos resultados em tempo real.

Por meio de pesquisas, qualquer empresa pode adquirir um conhecimento valioso sobre as atitudes, gostos e opiniões de seus clientes. Elas são fundamentais para que haja um bom atendimento e proximidade por parte da empresa e, por isso, os resultados que as pesquisas apresentam auxiliam no direcionamento dos principais objetivos da corporação. Foi pensando nisso que o Diretor de Operações da Visual Net, Alberto Iglesias, desenvolveu o SPO – Solução de Pesquisas e Opinião.

A solução permite que a empresa contratante faça pesquisas obtendo os resultados em tempo real, por meio de uma comunicação on-line entre o PDA/Smartphone do pesquisador que trabalha na rua e o servidor onde o questionário foi desenvolvido. Este fator descarta a realização de um levantamento de dados depois que as pesquisas são concluídas, pois assim que uma questão é respondida, o responsável que está na central tem acesso imediato a ela.

A ferramenta conta também com um módulo de GPS embutido que permite que o gestor da empresa saiba o local onde os pesquisadores estão trabalhando. Além disso, por meio do GPS o contratante do serviço consegue evitar fraudes, como a que foi descoberta em Indaiatuba, no interior de São Paulo, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no mês passado. Na ocasião, pelo menos cinco recenseadores foram afastados sob suspeita de manipular dados de 18 das 236 áreas de residências da cidade.

O dispositivo também alerta o funcionário ao se aproximar de uma loja da rede para a qual a pesquisa é realizada, por exemplo, podendo convidar o entrevistado a fazer uma visita para conhecer os produtos. “O questionário do SPO pode ser ativado somente na área onde será respondido, ou seja, o controle de ativação das pesquisas pode ser realizado através do GPS embutido, que limita a operação somente naquela área, dificultando a chance de fraudes nas respostas”, diz Iglesias.

O SPO pode ser aplicado em diversos tipos de pesquisa: Eleitoral, Censo, satisfação de clientes, de mídia, de mercado e auditoria. Entre outras aplicações da solução estão: avaliação de desempenho, endo-marketing, endo-satisfação, avaliação de eventos e treinamentos e provas on-line/em tempo real. O software é compatível com a maioria dos smartphones e PDA’s com Windows Mobile. Pela rapidez na troca de informações, a solução é ideal para qualquer tipo de pesquisa, principalmente para aquelas que precisam atingir um grande número de pessoas, como o Censo, ou para saber a opinião da população sobre grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *