De acordo com a companhia, o cliente não precisa investir em aquisição para ter acesso a tecnologia. Na prática, ele aluga os links de sua operadora de preferência, enquanto a Sonda Telsinc terceiriza a solução e os serviços.
A Sonda Telsinc, empresa do Grupo Sonda IT do Brasil, acaba de ser certificada pela Cisco para levar ao mercado nacional a modalidade de Telepresença homologada pelos padrões da líder mundial em comunicação.
Baseado nesse cenário e na confirmação da expansão deste mercado por meio de institutos de pesquisas, como o Gartner, que prevê um movimento de aproximadamente US$ 3,9 bilhões até 2013, a Sonda Telsinc, lança seu pacote de soluções através de um modelo de negócio em que o cliente adquire o produto como um serviço, pagando mensalmente pelo uso.
De acordo com a companhia, o cliente não precisa investir em aquisição para ter acesso a tecnologia. Na prática, ele aluga os links de sua operadora de preferência, enquanto a Sonda Telsinc terceiriza a solução e os serviços.
“Com nosso ecossistema de parceiros, entregamos além da tecnologia e dos serviços gerenciados, toda a adequação física das salas que é necessária para a manutenção da experiência de uso, ou seja, o projeto de Telepresença passa a ser viabilizado no modelo turn key", comenta Alex Paulino, gerente de novos produtos da Sonda Telsinc.
Outra aposta da empresa é a integração da Videoconferência e da Telepresença como meio de potencializar novos negócios neste setor.
“A tendência de uso da comunicação via vídeo, antes muito explorada por companhias internacionais, que visavam a diminuição dos gastos com deslocamento, hoje se tornou um modelo muito procurado por empresas nacionais devido ao advento da tecnologia IP (Internet Protocol), que barateou o custo da banda larga”, explica Paulino.
A empresa do Grupo Sonda IT também prevê que a Tele presença não demandará de muito tempo para se consolidar, uma vez que a tecnologia evolui rapidamente para acelerar o processo de simulação da realidade. Assim como a Holografia – apresentação de uma imagem em três dimensões, a Telepresença é parte deste movimento, visto que a ambientação produzida pela Tele presença promove a percepção física da pessoa que se apresenta de forma virtual em apenas alguns minutos de uso.
“Apesar de apostarmos muito no curto prazo na tecnologia de Telepresença como forma das empresas diminuírem seus custos, trazendo uma abordagem sustentável e aumentar a produtividade, acreditamos que num futuro próximo a Holografia também integrada ao futuro legado (videconferência, telepresença e disponibilidade móvel) irá ainda aumentar o nível de experiência dos usuários”, finaliza Paulino.