Internacional

Sony desistirá de PCs Vaio, TVs e demitirá 5 mil

Companhia prevê prejuízo de US$ 1,1 bilhão em 2013.

A Sony tem tentado recuperar seu espaço no mercado, diante da perda de receitas. A companhia desistiu da linha de computadores pessoais e de TVs, e parte da estratégia para recuperação de receita inclui o corte de 5 mil postos de trabalho, e 100 bilhões de ienes por ano, em custos fixos.

Sony pode negociar PCs da linha Vaio

O prejuízo esperado para o final do ano fiscal de 2013, que encerra em março, é de 110 bilhões de ienes (US$ 1,1 bilhão). Anteriormente, a expectativa era um lucro de 30 bilhões de ienes.

Com negócios principais de smartphones, PCs, TVs e áudio mais fracos durante os primeiros nove meses do ano fiscal, a empresa cortou a estimativa de lucro operacional para o ano inteiro de 170 bilhões para 80 bilhões de ienes.

Puxada por um forte desempenho em sua unidade de serviços financeiros no trimestre de outubro a dezembro, o lucro operacional da companhia foi de 90,3 bilhões de ienes no trimestre, alta ante os 46,43 bilhões do ano anterior. O número ficou acima da previsão de 71,9 bilhões de ienes, de analistas pesquisados pela Thomson Reuters.

Justificativa

Um dos motivos para a companhia desistir do negócio de TVs, é que os tem atrapalhando os esforços de competir a Apple e Samsung. A divisão será separada do grupo até julho deste ano.

A companhia também anunciou que a divisão de PCs Vaio será vendida para o fundo de investimento Japan Industrial Partners, que criará uma empresa para assumir as operações. A Sony, inicialmente, manterá 5% de participação na nova empresa.

*Com informações Agências

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.