Akna

Souza Cruz otimiza performance de ambiente de rede sem fio

Nap IT promoveu mapeamento completo no ambiente de rede sem fio, para identificar e corrigir falhas.

Na busca por melhorias da conexão da rede sem fio, nem sempre expandir a infraestrutura, com mais equipamentos, é a solução ideal. Um exemplo é o cenário enfrentado pela Souza Cruz, na unidade de produção de Uberlândia (MG) que, ao atuar com duas estruturas paralelas e em operação simultânea, passou a sofrer constantes oscilações na transmissão de sinal de sua conexão Wireless. A fim de melhorar essa performance, a empresa selou parceria com a Nap IT, consultoria especializada na análise e desenvolvimento de redes, que teve a missão de definir a estratégia adequada para atacar os problemas.

O primeiro passo foi fazer o mapeamento (Assessment) completo do ambiente, e que teve como ponto de atenção a integração de uma nova estrutura para a área de qualidade, que disponibilizou uma rede sem fio para utilização de leitores de código de barras, realizado há pouco mais de um ano.

De acordo com o Network Engineer da Nap IT, Gustavo Emerim, a unidade já contava com uma rede alocada e, após essa implementação, os níveis de conexão baixaram seu desempenho consideravelmente. Após o Assessment, a Nap IT realizou o Site Survey, técnica que analisa ondas de radiofrequência para mensurar a entrega do sinal Wi-Fi e a capacidade de cobertura do ambiente.

Em termos gerais, a análise nessa unidade da Souza Cruz – que soma mais de 16 mil m² – tinha dois objetivos principais: observar quais eram as reais condições das redes instaladas; e alinhar as tecnologias para chegar a uma abrangência completa do sinal.

Outra meta do Site Survey era identificar as opções mais ágeis e econômicas, a partir das tecnologias já integradas. “A Nap IT sempre tem a preocupação de ajudar nossos clientes a otimizarem suas infraestruturas. Nesse caso, procuramos ver qual era a capacidade dos

 

Compartilhe: