Embora tenha sido assinado um acordo de cooperação entre o Ministério das Comunicações e a Telebras com a empresa chinesa SpaceSail, esse acordo é um primeiro passo para que a empresa possa iniciar suas operações no país.
CONTEÚDO RELACIONADO – MCom fecha acordo com chinesa SpaceSail para nova oferta de internet via satélite
Para começar a oferecer seus serviços no Brasil, a SpaceSail ainda precisa obter autorização junto à Anatel e cmprir todos os requisitos legais e regulatórios brasileiros.
Até o momento, sabe-se que o acordo de cooperação assinado com a Telebras permite que a SpaceSail utilize a infraestrutura da empresa, como data centers e redes de fibra óptica, para iniciar suas operações.
Competição
A SpaceSail é vista como uma potencial concorrente da Starlink no mercado brasileiro de internet via satélite, e sua chegada ao Brasil pode aumentar a oferta de internet em áreas remotas, reduzindo os custos para o consumidor.
Starlink tem sido a principal responsável pelo crescimento do mercado de internet via satélite no Brasil. Ela se destaca por oferecer uma conexão de internet de alta velocidade via satélite, especialmente em áreas remotas onde a infraestrutura de fibra óptica é limitada.
A Starlink detém a maior fatia do mercado de internet via satélite no Brasil. Em meados de 2024, a empresa já contava com mais de 200 mil usuários.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X.