Aplicativo TruckPad, utilizado por caminhoneiros autônomos, conquistou a vaga para a final da Startup World Cup.
Falta pouco mais de um mês para o início da Copa do Mundo da Rússia, mas os brasileiros já podem começar a esquentar a torcida pelo Brasil em outro tipo de competição. No dia 11 de maio, ocorre a final da Startup World Cup, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e uma empresa brasileira está classificada para a final: o TruckPad, um aplicativo que conecta o caminhoneiro autônomo à carga.
Brasil tem nova iniciativa para apoiar startups
O evento é um dos principais do mundo no setor e tem como objetivo impulsionar ideias brilhantes e premiar as soluções com maior potencial de resolver desafios. A iniciativa é organizada e financiada pela Fenox Venture Capital; além de contar com importantes investidores na mesa de jurados, o campeão recebe uma premiação de US$ 1 milhão e mentoria. Foram mais de 2,5 mil participantes de todo o mundo.
O aplicativo TruckPad foi lançado em 2013 por Carlos Mira e idealizado para ser o amigo eletrônico do motorista de caminhão e criar soluções para o seu dia a dia, sendo a principal resolução para contratação de fretes sem agenciadores. Ao baixar o aplicativo no smartphone, o motorista se cadastra e informa seus dados básicos, características de seu caminhão, cursos que possui, entre outros.
Na outra ponta, as empresas que necessitam de um transporte de carga também têm suas necessidades listadas no ambiente digital, mas em versão para computadores. Assim, o sistema conecta as demandas de serviço com os motoristas disponíveis diretamente com o embarcador. Hoje, o TruckPad já contabiliza a marca dos 700 mil downloads. Agora é torcer para o Brasil conquistar mais esta Copa, agora na tecnologia.