A expansão do varejo online e, consequentemente, a maior demanda por soluções de logística são os fatores que respondem pelo crescimento expressivo da startup de logística Cargo BR, e também exige da empresa maior atenção à infraestrutura tecnológica que atende gigantes do setor de e-commerce, entre eles o Mercado Livre, Shopee, Facility, Casas Bahia, Grupo Carrefour, Pão de Açúcar, entre outros. Atenta aos riscos, a Cargo BR adotou soluções da Trend Micro para proteger endpoints e servidores.
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A Cargo BR teve um crescimento expressivo em 2021, duplicando o seu faturamento, clientes e funcionários, com o registro de 170 mil quilômetros de entregas. A empresa atende, atualmente, 80% do território brasileiro – cerca de 4,5 mil municípios -, possui 50 bases operacionais para manutenção da frota, além de dois centros de logística para o manejo e separação das encomendas.
A escolha da Trend Micro se deu por intermédio da Protega, consultoria especializada na gestão de risco em tecnologia da informação. As primeiras soluções adotadas pela Cargo foram o Apex One, para garantir a segurança de endpoints; Trend Micro Vision One, plataforma de defesa que centraliza os alertas e o Cloud APP Security, para a rastreabilidade e proteção dos serviços em nuvem, como Microsoft Office 365, Google Workspace, entre outros. Posteriormente, contrataram a solução Trend Micro Deep Security, que protege os servidores, interrompendo malware, ransomware e detectando alterações não autorizadas no sistema.
“Eu cheguei na Cargo BR com o desafio de implementar uma camada mínima de segurança e com o suporte da Trend Micro, parceira de muito tempo na minha trajetória, encontrei as soluções para proteger endpoints e servidores. A gente não tinha ideia do que estava trafegando naquelas máquinas e com o XDR do Vision One passamos a ter uma visão dos aplicativos que estavam sendo acessados e o score desses aplicativos, se era algo seguro, se devíamos nos preocupar ou bloquear. Já o CAP (Cloud APP Security) auxilia com os e-mails, fazendo um double check, bloqueando spams e conteúdos maliciosos. Hoje conseguimos monitorar e ter visão do que é a Cargo BR, que antes a gente não tinha”, detalha o coordenador de Infraestrutura e Segurança da Informação da Cargo BR, Laércio Queiroz Júnior.
O executivo também conta que a pandemia tornou o desafio de proteger o ambiente digital da Cargo ainda maior. “O home office chegou a fórceps e não deu tempo de fazer aquela super política e o desenvolvimento de áreas remotas. O colaborador colocou o notebook embaixo do braço e estava tudo funcionando, mas cheio de vulnerabilidades. Ainda estamos cercando, a pequenos passos, e restringindo cada vez mais os acessos com estas novas ferramentas”, destaca.
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