Akna

Subsidiária da Petrobras reduz custos migrando sistemas para Microsoft Azure

Com apoio da Brasoftware, a Transpetro da Petrobras conseguiu escalabilidade e melhor gestão.

A recente migração de algumas aplicações para a nuvem da Microsoft fez a Transpetro economizar mais que a metade dos gastos com contratos de hosting. Além disso, a implementação do Microsoft Azure trouxe ganho de escalabilidade, independência e redução de custos para a transportadora marítima.

Empresa de logística e transporte que tem como principal cliente a Petrobras, a Transpetro é responsável pelo transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela estatal brasileira. Com mais de 50 pontos de entrega distribuídos pelo país, a empresa tem sede no Rio de Janeiro e circula o combustível produzido pela estatal com uma frota aproximada de 45 navios.

O sistema operacional responsável por garantir o monitoramento eficaz de navios e a identificação de possíveis situações de perigo é o SAFE (Sistema de Acompanhamento da Frota e Embarcações). Coordenando sensores em cada navio que jogam dados da rota em um banco central, o SAFE passou a ser hospedado dentro da plataforma de nuvem do Microsoft Azure, implementado em parceria com a Brasoftware no final do ano passado.

Integradora do Sul aposta na facilidade de uso do Microsoft Azure para expandir operação

Maior parceira e provedora de soluções da Microsoft no Brasil, a Brasoftware atuou em conjunto com a Transpetro na migração do sistema SAFE para o Microsoft Azure. O projeto inclui a migração para o Azure e a configuração das ferramentas de monitoração da Microsoft que dão total visibilidade ao time de Tecnologia da transportadora marítima sobre o consumo em tempo real.

A migração do SAFE para o Microsoft Azure possibilitou ainda uma atuação mais independente da equipe da Transpetro na administração de seu ambiente.

 

 

Compartilhe: