Desenvolvedora apresenta novo produto de segurança e aposta em estratégia agressiva de vendas para conquistar mais clientes.
A Symantec lançou nesta terça-feira (27/10) a nova versão do seu programa de segurança, o Norton 2010. A atualização foi projetada com um novo conceito, o de reputação e o desenvolvimento de uma tecnologia de segurança, o Quorum.
Segundo Bruno Rossini, gerente de relações públicas da Symantec na América Latina, a nova tecnologia estava sendo desenvolvida dede 2007. O Quorum age por meio de uma comunidade de clientes da empresa no mundo todo, que avaliam a reputação de determinados arquivos que sejam baixados na internet, avisando o grau de ameaças ou se eles não possuem reconhecimentos entre os representantes. No processo, a solução rastreia arquivos, aplicações e atributos, como idade, que são combinados com o uso de algoritmos que determina o tipo de reputação que possuem. “Dá para o Norton entender o que os usuários estão trafegando em suas máquinas e na rede virtual”, diz.
Também foi atualizada a solução Sonar 2 com a proposta de gerenciar o tráfego de arquivos alocados em nuvens e firewall e comunicação sobre IP. “Entre as grandes cidades do mundo, São Paulo sofre um novo ataque a cada minuto e meio, por isso é necessário manter todo o tipo de gerenciamento”, alerta Rossini.
Entretanto, a redução de espaço que o Norton 2010 ocupa nos micros é considerada como a grande melhoria. De acordo com Fabiano Tricarico, gerente nacional de vendas, a nova versão necessita de no máximo 11Mbs de memória. “A interface também se tornou mais rápida”.
Estratégia de vendas
Rossini informou que para o produto foi desenvolvida uma campanha bastante agressiva de vendas. O foco principal entre todas as estratégias foi a redução de preço do Norton Antivírus, que agora será vendido por cerca de R$ 49, cujo valor anterior era de R$ 79.
O executivo também alega que essa estratégia de reduzir o preço não está vincula à competição com o produto recém lançado pela Microsoft, o Microsoft Security Essentials (Morro) que é gratuito e traz mais ferramentas de segurança. “Queremos agregar a outros clientes que não possuem condições de comprar nossos produtos. Além disso, acho difícil uma pessoa que utiliza um programa pago resolva trocar por um gratuito”, diz.
Já o Norton Internet Security 2010 está sendo negociado pelo preço sugerido de R$ 99. O produto já está disponível no mercado mundial.