O link móvel é 70% mais barato.
A TecBan desenvolve projeto para o uso da tecnologia de redes 3G na operação dos terminais de autoatendimento sob sua administração. O Benchmarking 3G inclui ferramentas, técnicas e processos contínuos de gestão, desenvolvidos para a medição da qualidade das operadoras de telefonia móvel que atendem a empresa. “Monitoramos a qualidade das redes, com informações assertivas sobre disponibilidade do serviço móvel para o ponto exato de operação do ATM, escolhendo de forma precisa as operadoras que atenderão o ponto, com dual chip”, explica Fábio Napoli, gerente de tecnologia e telecom da empresa.
No fluxo proposto pelo projeto, no momento da prospecção de um ponto para a instalação de um novo ATM, o profissional da companhia testa com a ferramenta Benchmarking 3G o serviço necessário, os dados são enviados para uma base que processa as medições e traduz no melhor par de operadoras para este ponto específico, sendo possível acessar as informações por um site.
O projeto visa diminuir o índice de dificuldades no desempenho do 3G nas ATMs do Banco24Horas e ATMManager. “No processo anterior de envio de modems 3G, que usava as informações fornecidas pelas operadoras, grande parte dos equipamentos instalados nos estabelecimentos comerciais permaneciam desligados por falta de comunicação lógica, causando diversos transtornos, entre eles a perda de receita”.
Outra meta foi substituir os chips de dados das máquinas já instaladas e em funcionamento, mas que operavam com link 3G de baixa disponibilidade. Segundo a corporação, usando a nova ferramenta, foi possível identificar o par de chips mais adequado tecnicamente para cada localidade e substituí-los. Com isso, a disponibilidade atual da rede 3G está acima de 99,5% e em relação ao link físico, o móvel é 70% mais barato.
Outro ganho é o de tempo de ativação de um ATM, que para os casos onde há o sinal 3G, pode ser habilitado no mesmo dia de sua instalação. Atualmente, o Projeto Benchmarking 3G abrange todo o País e sua capilaridade auxilia e agiliza o processo de expansão da TecBan. A iniciativa foi desenvolvida pela equipe de telecom da empresa, em conjunto com a MyBusiness, especializada em análise de rede das operadoras 3G. As fases envolveram: escolha do parceiro, homologação da solução, desenvolvimento web, capacitação das equipes e implantação em produção. A solução é contratada via SaaS (Software as a Service), minimizando investimentos em compra de hardware e manutenção interna.