Casos de sucesso

Telebras vai fornecer serviços de telecom e de dados para a Copa

Contrato de aproximadamente R$ 110 milhões foi fechado com o Ministério das Comunicações.

 

A Telebras fornecerá serviços de telecomunicações e transporte de dados para a transmissão de áudio e vídeo durante a Copa da Fifa 2014. O contrato de aproximadamente R$ 110 milhões foi selado com o Ministério das Comunicações e prevê o uso da rede de fibra óptica para a transmissão de imagens de alta definição (HDTV – vídeo e áudio) entre os Estádios/Arenas e o Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBC) no Rio de Janeiro.

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Atualmente, a Telebras trabalha na conclusão do anel óptico que interligará as 12 arenas palco dos jogos da Copa do Mundo ao centro da FIFA no Riocentro (RJ). Ao longo desta semana será realizado o primeiro teste de capacidade da rede junto com as empresas contratadas pela entidade máxima do futebol para transmissão dos jogos.

Investimentos

Até o mês de março de 2014 a Telebras registrou investimentos de R$ 79,2 milhões com a implantação de infraestrutura de fibra óptica para atender as demandas da Copa. Este valor engloba os dispêndios de 2012, 2013 e os três primeiros meses deste ano. Foram investidos R$ 40,7 milhões em 2012, R$ 29,5 milhões em 2013 e mais R$ 9 milhões nos três primeiros meses de 2014.

A cidade-sede que recebeu mais investimentos, nestes três anos, foi o Rio de Janeiro, com R$ 16,3 milhões, seguida de Belo Horizonte, com 11,8 milhões. Estes investimentos mais altos são justificados porque Belo Horizonte foi a sede do Centro Internacional de Coordenação de Transmissão (IBC) da FIFA na Copa das Confederações de 2013, enquanto o Rio será a sede do IBC na Copa do Mundo de 2014. Este ano, todas as imagens em alta definição dos jogos serão concentradas no IBC do Riocentro.

Essa infraestrutura se incorpora à rede da Telebras como parte das redes metropolitanas e fic como legado para utilização no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), além de servir de base aos demais objetivos comerciais e sociais da empresa pós-Copa do Mundo, a exemplo do que aconteceu com a Copa das Confederações em 2013.

Com informações da Telebras

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