Telepresença

Telepresença mostra resultado em empresas no Brasil

Com objetivo de encurtar distâncias e otimizar os negócios, empresas como Fujitsu e BAE Systems estão adotando a tecnologia Cisco Telepresence e conectando seus escritórios em todo o mundo. Com isso, ganham tempo e cortam gastos.

Aos poucos as soluções de telepresença conquistam as corporações com os argumentos de redução de despesas com viagens de executivos e aumento da colaboração entre bases fisicamente distantes, com troca de dados e comunicação em tempo real. Empresas como a BAE Systems e Fujitsu já estão investindo no aplicativo.

A BAE, do segmento aeroespacial, o investimento no projeto de telepresença foi de US$ 5 milhões em um contrato de serviço previsto para 3 anos. A AT&T, responsável pela implementação da solução Cisco, interligou os escritórios dos Estados Unidos e Reino Unido. A tecnologia é baseada em uma rede de última geração VPN-IP, capaz de interligar 155 países por meio de monitores que transmitem imagem em tamanho e tempo reais, além de simularem o ambiente sonoro para oferecer uma experiência muito próxima do contato real.

“A solução de telepresença é uma tendência no que diz respeito a viabilizar a integração de funcionários e a cobertura de distâncias entre mercados. Nossas equipes vão poder vivenciar uma experiência em pessoa, sem que precisem viajar freqüentemente”, diz Bharat Amin, vice-presidente e diretor de informática da BAE Systems Land & Armaments.

Segundo Eduardo Farinelli, vice-presidente de vendas da empresa para América do Sul, “o diferencial da solução é a capacidade de interligar também empresas parceiras, que já são cerca de 30 com acesso ao sistema e que podem se conectar por meio de diversos sites de telepresença”.

Em entrevista ao IP News, o executivo explicou o funcionamento da solução que pode ser tanto de propriedade do cliente quanto da própria AT&T. No caso da manutenção partir do backbone da AT&T, a integradora realiza o monitoramento e gestão da aplicação, serviço remoto de help-desk, manutenção e reparos de equipamentos on-site e trabalhos, através de rede privada virtual da AT&T.

São oferecidas as opções de uma e três telas, baseadas nos terminais Cisco TelePresence System 3200, Cisco TelePresence System 3000, Cisco TelePresence System 1300, Cisco TelePresence System 1000 e Cisco TelePresence System 500.

Outra adepta da solução foi a Fujitsu, que implementou a tecnologia visando reduzir custos com viagens, aumentar a produtividade e introduzir seus produtos mais rapidamente no mercado. A empresa contará com um projeto que inclui implantação, gestão em nível internacional e testes entre as cidades de Sunnyvale (Califórnia) e Kawasaki (Japão).

“A solução de Telepresença é uma progressão natural para nós, na nossa missão de conservar energia e recursos naturais”, explicou Jeff Meier, diretor de TI da Fujitsu, na América do Norte. Atualmente, a Fujitsu utiliza pontos de Telepresença para realizar reuniões de gerências, de projeto de produtos e de suas equipes multidisciplinares.

ROI
Os projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade específica de cada cliente, por isso, segundo Farinelli, fica difícil mensurar o grau de economia com adoção do sistema. Porém, o executivo conta que existe uma ferramenta de análise do retorno sobre investimento atrelada a cada projeto.

“Os resultados são bastante distintos, pois dependem basicamente do número de pontos interligados e da localização de cada um desses pontos, mas cada projeto e permeado de um estudo que avalia o tempo previsto para o cliente obter o retorno sobre investimento, de acordo com os cortes de custos viabilizados pela telepresença”, diz ele.

“Com o aumento previsto na produtividade, por meio da maior colaboração entre as equipes de engenharia e as freqüentes interações com equipes de gestão, os participantes reduzirão custos e tempo gastos em viagens, o que deverá significar economia de dinheiro em longo prazo”, analisa Bharat Amin.

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