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Tenable estimula parceiros a ofertarem serviços gerenciados de cibersegurança

Segundo a empresa, o mercado de serviços gerenciados de cibersegurança (MSSP) está crescendo rapidamente no Brasil, impulsionado pela falta de profissionais qualificados e pela crescente complexidade das ameaças.

O setor de cibersegurança é um dos mais carentes em mão de obra especializada na área de tecnologia digital. Para se ter uma ideia, em 2018, o (ISC)², instituto do mundo focado em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação e Cibersegurança, estimava um gap de 3 milhões de profissionais especializado no mundo.

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Este é um problema, mas também uma oportunidade para as empresas que se debruçarem na integração de sistemas e prestação de serviços geerenciados de cibersegurança, conhecido pela sigla MSSP (Managed Security Services Providers).

Segundo Arthur Capella, country manager da Tenable Brasil, empresa de soluções de segurança cibernética, o setor está se desenvolvendo de forma acelerada, com empresas especialistas surgindo para atender à demanda.

“Temos visto muitos clientes buscando este tipo de serviço, até para usar melhor as soluções que já têm “, afirma Capella. “Claro que tem um processo de aprendizado entre comprador e vendedor, mas acho que é uma evolução contínua.”

Vantagens para o canal

Para os canais, oferecer serviços gerenciados de cibersegurança é uma oportunidade de fidelizar os clientes e agregar valor aos seus negócios, na visão de Capella. “Avaliamos que oferecer produto junto com o serviço de valor agregado é sempre positivo, mas é preciso capacidade para fazer isto bem”, diz. “Assim, fidelaiza mais o cliente, indo além de uma negociação pontual de um produto.”

O que os canais devem fazer

Para se destacar no mercado de serviços gerenciados de cibersegurança, Galdino indica que os integradores prestem mais atenção nos clientes e entendam o que é relevante para eles. Além disso, priorizar o que é mais importante, focar naquilo que tem o maior risco de acontecer e, principalmente, absorver a linguagem dos negócios.

“Não pode cair na armadilha de se apaixonar pelo seu produto”, afirma Capella. “O canal precisa entender o que o cliente demanda e oferecer a solução que melhor atenda às suas necessidades.”

Próximos passos

O diretor da Tenable acredita que o setor de serviços gerenciados de cibersegurança continuará a crescer nos próximos anos, à medida que as empresas se tornam mais conscientes dos riscos cibernéticos.

“Estamos em um momento de curva de aprendizado, por exemplo, de uso da inteligência artificial nesta área”, diz Capella. “As empresas vão aprender a usar as soluções baseadas em IA, e o parceiro será muito importante, um facilitador em todos os processos.”

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