Nos próximos 18 meses, os conceitos ‘Autenticidade’ e ‘Identidade’ nortearão a comunicação dessas áreas, que devem promover um diálogo com seus públicos a partir de uma conexão social, com calor e humanidade.
A linguagem visual para a comunicação de marcas ligadas à tecnologia está evoluindo. A idéia de um futuro ‘frio’ para a difusão do mundo digital já não é mais realidade. É a partir desse ponto que a última pesquisa global realizada pelo departamento Criativo da Getty Images, agência que atua na criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia, apresenta as últimas tendências de comunicação visual para o mercado de Tecnologia e Telecom.
Segundo Renata Simoes, gerente de Marketing e Conteúdo da agência, as empresas de TI e Telecom tem que promover um diálogo com seus públicos a partir de uma conexão social, com calor e humanidade. “Essa pesquisa ilustra a forma como as empresas podem promover uma ligação adequada com os clientes através de uma linguagem visual que se envolve e incentiva a fidelidade à marca”, salienta Renata. A pesquisa traz seis principais tendências: Play, Identity, Criativity, Community, Speed e Security.
A primeira tendência, Play, se desenrola em torno de algumas esferas sociais, como o trabalho e a família, e está intimamente ligada aos temas de autenticidade e liberdade. De acordo com a pesquisa, as fotos sobre novas tecnologias tem que ser mais do que imagens funcionais. Sua linguagem visual deve ser fácil e não ameaçadora para os consumidores que, em geral, não conhecem profundamente este universo.
O segundo tópico, Identity, pode ser alcançado muitas vezes com a presença de retratos simples, ou seja, estereótipos que combinam com a marca e seus produtos. Tal alternativa é estimulante, libertadora e, principalmente, intuitiva, já que o retrato faz com que o público se veja nas mesmas situações, utilizando a mesma tecnologia.
Já o tema Criativity busca a identidade por meio de novas formas de relacionamento e distingue amadores de profissionais. É testar o novo, explorar o que traz identificação para o público com a marca, ir além da demonstração do produto e atingir emocionalmente a quem se dirige a comunicação. A intenção é ir além do convencional.
A tendência de encontrarmos muitas imagens em que os pais e seus filhos partilham o mesmo espaço, mas cada um absorvido por uma tecnologia diferente faz parte do quarto tópico, Community. Apesar da fragmentação do núcleo familiar doméstico, os membros da família estão ligados por uma rede sem fio. É a Família Digital, que usa a tecnologia para estreitar o relacionamento e passar o tempo juntos. No entanto, cada membro tem um senso de independência e um espaço pessoal. É por esse viés que a comunicação refletirá os laços familiares.
O tópico Security está extremamente ligado ao Community, já que as imagens utilizadas pelas empresas de TI estão muito sintonizadas com os benefícios que seus produtos podem trazer para a manutenção das relações sociais das Famílias Digitais. Por exemplo, imagens que remetem a importância do uso de telefones celulares para manter o contato com os filhos são muito usadas para passar o conceito de segurança. É uma maneira de mostrar o estilo de vida das famílias das novas mídias.
O último tema, Speed, reflete os anúncios B2B, que normalmente referem-se especificamente a segurança e velocidade de conexão proporcionada por seus produtos. Os projetos sempre mostram a ameaça e a solução achada por um grupo consistente e unido em torno de um computador. Porém, para comunicar uma nova tecnologia, as imagens esportivas que remetam a soluções rápidas e diretas, podem ser mais eficazes, já que utilizam uma comunicação visual intuitiva e diferenciada. Essas imagens são capazes de desmistificar as novas tecnologias e torná-las mais acessíveis ao universo do público.
Assim, pode-se notar que as empresas de tecnologia e de telecomunicações devem preocupar-se com sua comunicação visual ligada à economia, ao social e ao individual. “Durante os próximos 18 meses, as imagens para esse ramo devem explorar a Identidade e a Autenticidade, que permitirão ao consumidor se identificar emocionalmente com as marcas e as novas tecnologias”, finaliza Renata.