Aster SQL-HTM oferece uma ponte direta entre os aplicativos de inteligência de negócio padrão (BI) e big data armazenados.
Segundo uma pesquisa do Gartner, é necessário começar a tratar de forma séria os novos ativos de informação, com o perigo de ser relegado a papéis secundários no futuro. Até 2015, as organizações que integrarem novos tipos de informação e fontes em uma infraestrutura coerente de gestão da informação vão ultrapassar em 20% seus concorrentes. O IDC estima que o volume de informações digitais armazenadas e gerenciadas atingirá 35 zetabytes em 2020.
Uma das formas de capturar e armazenar essas grandes quantidades de dados é em Sistemas de Arquivos Distribuídos Hadoop (HDFS na sigla em inglês). Utilizado por gigantes que costumam lidar com uma avalanche de dados como Facebook e Yahoo!, esses usuários são desafiados quando tentam usar aplicativos padrão de Business Intelligence para acessar e analisar os vários tipos de dados, devido à sua complexidade e incompatibilidade.
Por isso, com o objetivo de acabar com a falta de integração, a Teradata, empresa de soluções de análise de dados, anunciou o lançamento do Aster SQL-HTM. Segundo a empresa, o software é o primeiro a oferecer uma ponte direta entre os aplicativos no padrão BI e big data armazenados no Apache Hadoop.
“O Aster SQL-H é um avanço significativo para os analistas de negócios que tentam utilizar dados multi-estruturados em arquivos do Hadoop”, diz Scott Gnau, presidente da Teradata Labs.
A solução também capacita analistas de negócios a analisar diretamente grandes quantidades de dados Hadoop sem a necessidade de desenvolvimento de competências ou uma compreensão de como ou onde os dados são armazenados dentro HDFS. Ele aproveita o open source Apache HCatalog, que oferece metadados para simplificar o acesso.