Wireless

TIM investe R$ 2,4 bi na duplicação de rede

Infraestrutura receberá mais de R$ 7 bi.

A TIM firmou seu projeto de R$ 1 bilhão para modernizar e ampliar a capacidade de sua rede de acesso móvel de voz com tecnologia de nova geração. Com o acordo firmado entre a Nokia Siemens Networks, Huawei e Ericsson, a empresa dobrará a capacidade da sua rede móvel, como parte do investimento total de R$ 8,5 bilhões de recursos previstos para o triênio 2011-2013, dos quais 85% destinados à infraestrutura. Só em 2011, a companhia reservou R$ 2,4 bi para rede.

Em linha com o plano de expansão da empresa, a TIM aumentará em cerca de 130% a base instalada de TRX (elemento de rede responsável por adicionar capacidade de tráfego a uma antena), bastando ser ativados à distância para entrar em operação de imediato. Desse modo, haverá aumento na capacidade da rede da operadora, que se antecipará para atender ao dobro de crescimento de tráfego projetado para 2011.

Serão instalados 1,8 mil novas BTS (elemento de rede responsável por ampliação e melhoria da cobertura) e substituídas 8,3 mil BTS por outras com tecnologia mais moderna, o equivalente a 75% da planta 2G atual. Com isso, a TIM promoverá a renovação do seu parque instalado, além de ampliar em 20% o raio de cobertura nas localidades já atendidas pela companhia.

Pelo cronograma de modernização, um terço do plano acontece ainda este ano e o restante até o final de 2013. “O investimento em rede é prioridade e aplicaremos o maior volume num único projeto de modernização para acompanhar o desenvolvimento do país. Em apenas três anos, vamos mais que duplicar a capacidade da rede instalada da planta que construímos até hoje, em atendimento à demanda crescente da população brasileira por telefonia móvel. Essa modernização vai aumentar a capacidade de transmissão de voz”, diz o diretor de Rede da TIM Brasil, Marco Di Costanzo.

Para o executivo, o projeto faz parte da estratégia da companhia de crescer com qualidade e rentabilidade e é complementar aos investimentos planejados para ampliação e melhoria da capacidade da rede. “Pelos indicadores da Anatel, em 13 dos últimos 16 meses atingimos 100% das metas de qualidade de rede, além de alcançar a liderança nos Indicadores de Qualidade, que engloba atendimento ao cliente, no primeiro trimestre de 2011 com 99,8%”.

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