Segurança

TIVIT nega ataque de hackers a seus data centers

Após ter seu nome envolvido no caso de ataque hacker aos servidores das Lojas Renner nesta quinta-feira, 19, a TIVIT vem a público afirmar que não tem qualquer relação com o evento e diz que seus clientes e data centers operam normalmente nesta sexta-feira, 20.

CONTEÚDO RELACIONADO – Malwares para ataques de ransomware e phishing lideram a lista global de ameaças da Check Point

 

O provedor de serviços informa que não sofreu ataque em seus data centers, nem em suas redes corporativas e tampouco em seus servidores, mas não diz se a varejista Renner está entre os clientes.

Em um comunicado, as Lojas Renner confirmou que foi alvo de um ataque cibernético em seu ambiente de tecnologia da informação que resultou na indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação. Ela também informa que já acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos. Confira o posicionamento.

A varejista informa que vai manter o mercado informado sobre qualquer informação relevante sobre o caso, e informará as autoridades competentes nos próximos dias. A ação contra a empresa se soma a uma onda de ações semelhantes pelo país, que registrou nesta semana ataques de ransomware contra os sistemas do Tesouro Nacional e do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, em Santa Catarina.

Tradução do aviso Hacker

“Olá Lojas Renner S. A. (lojasrenner.com.br) Primeiramente isso é apenas negócio e estamos interessados em dinheiro. Seus arquivos fora criptografados. Por favor não tente modificar ou renomear nenhum arquivo criptografado, pois eles podem resultar em perda de dados irreparáveis. O link a seguir está repleto de informações a respeito deste ocorrido (use o browser Tor) [LINK]”

Comunicado Lojas Renner

“A LOJAS RENNER S.A., em observância ao disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.o 358, de 30 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos. Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados.

Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”.

Comunicado TIVIT

A TIVIT, multinacional brasileira e one-stop-shop de tecnologia, informa que seus milhares de clientes estão com todos os ambientes operando normalmente e sem nenhum impacto. 

Informa ainda que a companhia não sofreu nenhum ataque em seus data centers, nem em suas redes corporativas e tampouco em seus servidores. 

Participe das comunidades IPNews no FacebookLinkedIn e Twitter. 

 

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *