Instituição foca em uma operação totalmente digital, com atendimento mobile aos clientes e planos de expandir a sua capilaridade com apenas uma agência física.
A TOTVS tem investido para levar o conceito de banco digital para o setor financeiro, com tecnologias simples e ágeis, que suportam a verdadeira transformação do segmento, que deve acontecer de dentro para fora, ou seja, passando pelo backoffice, a famosa retaguarda, o middle, composto por soluções intermediárias, e o frontoffice, a camada que chega ao cliente final. Alinhada a esse momento do mercado, a empresa está desenvolvendo para o Banco KEB Hana do Brasil S/A, subsidiário do KEB Hana Bank, um projeto de digitalização para apoiar a instituição em seu novo posicionamento de negócios.
Hoje, o foco maior do Banco KEB Hana do Brasil S/A são as empresas multinacionais coreanas que atuam no Brasil, mas ideia é expandir os serviços também para pessoas físicas. Além disso, após a conclusão dessa nova fase, ele será considerado um Open Banking e conseguirá trocar informações e até produtos e serviços com outras instituições, financeiras ou não. Entre as facilidades que poderão ser ofertadas aos consumidores estão: adiantamento de recebíveis no ERP, consignado privado para pessoa física com desconto em folha de pagamento e investimentos variados. Vale destacar o plano de expansão geográfica, com a tecnologia, o banco atenderá clientes de todo o País, utilizando as soluções como a base para o atendimento e mantendo apenas uma agência física.
Presente no Brasil desde 1998, o Banco KEB Hana do Brasil S/A, que atua como banco comercial de pequeno porte, finalizou em 2015, a implementação do seu Internet Banking, projeto também realizado em parceria com a TOTVS. A plataforma trouxe resultados expressivos: mais de 90% dos clientes utilizam os serviços pela web e cerca de 85% das transações passaram a ser realizadas por esse canal. Com essa alta taxa de adesão, a instituição resolveu avançar no seu processo de modernização e está usando como base a plataforma tecnológica da TOTVS, que possibilita acrescentar produtos e serviços e melhorar a comunicação com os seus clientes, tudo isso de maneira integrada, simples e segura.
Entre as soluções que serão estregues nessa nova fase estão dois aplicativos, um para cada tipo de cliente, empresas e pessoas físicas. Os serviços também serão expandidos, como por exemplo, a contratação e o regaste de valores de investimentos transacionais, que poderão ser executados tanto pela Internet, quanto na versão mobile – até hoje, só era possível realizar consultas. O envio de remessas de moeda estrangerias de pequenos valores ao exterior é outra facilidade que também será disponibilizada nos canais digitais.
O cliente não precisará ir até à agência para abrir novas contas, basta acessar a web ou baixar o app, enviar digitalmente os documentos necessários que, em até 24 horas, a pessoa se tornará correntista do Banco KEB Hana do Brasil S/A – atualmente este processo leva de dois a três dias. Para que toda essa simplificação aconteça, a instituição usará APIs já integradas à Receita Federal e aos serviços de proteção ao crédito para validar o pedido, tudo automático, diretamente no sistema.