Carol foi desenvolvida pelo TOTVS Labs e já conta com aplicações práticas nos setores varejista e de educação.
A TOTVS apresentou hoje a Carol, sua plataforma de dados de qualidade e inteligência artificial (AI). A tecnologia é a primeira iniciativa da empresa, que pretende aprimorar a propriedade dos dados nas organizações e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisão. Segundo a empresa, a Carol atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios e deve ser lançada definitivamente em dezembro.
TOTVS se vende como fintech trazendo inovações para mercado financeiro
A empresa pretende que, aos poucos, todas as suas soluções incluam ciência de dados e inteligência artificial. No entanto, segundo comunicado da TOTVS, a expectativa é que continuem precisando de pessoas para garantir que, constantemente, os modelos sejam melhorados e que a máquina aprenda. “O futuro é a combinação entre soluções e plataformas simples e modernizadas em conjunto com inteligência artificial e pessoas. Só assim será possível obter os melhores resultados”, diz o comunicado.
Um dos exemplos de caso de uso da Carol é em conjunto com a solução para micro e pequeno varejistas Bemacash, da Bematech, empresa do Grupo TOTVS especializada em Internet das Coisas (IoT). A solução de AI recebe dados de vendas realizadas pelos clientes através de componentes de IoT e processa todos os recibos por dia, fazendo o saneamento e a qualificação desses dados.
Com isso, é possível diagnosticar que o mesmo produto Coca-Cola, por exemplo, foi registrado de formas diversas formas diferentes nos estabelecimentos analisados. Utilizando técnicas de redes neurais, a tecnologia consegue entender que todos são refrigerantes produzidos pela mesma empresa com diferentes sabores e tamanhos. Com essas informações, a Carol consegue levar insights de negócios a esses comércios para que entendam como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão.
Já no setor da Educação, a TOTVS desenvolveu em parceria com uma universidade privada de São Paulo a Carol Retenção de Alunos, que trabalha para evitar a evasão de estudantes no ensino superior. Unificando os dados da instituição, como informações de professores, alunos e histórico escolar, com o de fontes externas, como redes sociais, a Carol consegue saber quantos e quais alunos correm o risco de abandonar a universidade, o porquê e qual o impacto financeiro dessa evasão. O engine de Machine Learning recomenda também quais ações devem ser tomadas para que o aluno não cancele o seu curso.
A capacidade infinita de aprendizado da Carol permite que a mesma seja utilizada em diferentes setores. Contando com APIs abertas, é possível que qualquer pessoa ou empresa ensine novas habilidades e crie modelos em cima da Carol. Assim, conforme alguém ensiná-la, os demais clientes também se beneficiarão dessa inteligência, abreviando a evolução e os benefícios do uso da inteligência artificial.