Tecnologia valida informações de empresa contribuinte antes que dados sejam enviados ao Fisco.
A TOTVS lança durante o Universo TOTVS 2014, evento anual da companhia, uma solução para simplificar a prestação de contas das empresas ao Fisco. A ferramenta Inteligência Fiscal foi desenvolvida em parceria com o IOB, que atua no mercado de informações empresariais, jurídicas e tributárias.
A aplicação analisa automaticamente documentos referentes ao cumprimento de exigência do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Ela audita e valida os dados e emite um relatório apontando inconsistências, classificadas em três níveis de risco. Assim, a empresa contribuinte pode fazer ajustes e correções em seus cadastros e movimentações no ERP promovendo o correto reporte das obrigações acessórias. O procedimento reduz a exposição da companhia a multas e punições, que seriam aplicadas se ela prestasse informações incorretas ou incompletas.
“O TOTVS Inteligência Fiscal é uma ferramenta de compliance para as empresas, ou seja, ela as ajuda a estar em dia com as obrigações fiscais, de uma forma simples e ágil”, afirma o vice-presidente de Sistemas e Segmentos da TOTVS, Gilsinei Hansen.
A solução, 100% cloud, pode ser usada tanto por clientes dos softwares de gestão da TOTVS quanto por não clientes. Os clientes têm vantagens especiais e podem usar a aplicação em modalidade freemium.
A aproximação da TOTVS com o IOB começou em novembro de 2013. A consultoria fiscal foi responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, que ganhou a interface intuitiva da TOTVS e será distribuída pela ampla rede de canais da companhia de software. Para introduzir e testar a aderência da solução, a TOTVS contou com onze clientes, de todos os portes, em programa piloto.
O TOTVS Inteligência Fiscal foi apresentado neste dia 15 no Universo TOTVS, que contou com stand dedicado sobre o tema com demonstrações e especialistas à postos para tirar dúvidas. Na oportunidade, também foi detalhado o funcionamento da ferramenta TOTVS Automação Fiscal, que atende à todas as exigências do SPED e também do eSocial. O módulo pode ser usado integrado ao software de gestão da TOTVS ou qualquer outro software ERP ou de RH.
O TOTVS Automação Fiscal funciona como um consolidador de dados, ou seja, conecta-se ao sistema da empresa, consolida as informações dentro do layout exigido pelo governo e envia aos órgãos responsáveis. A solução é permite que sejam importados para o módulo fiscal dados de sistemas periféricos e até mesmo que dados sejam complementados diretamente na ferramenta para atingir a necessidade de informações previstas no layout da obrigação acessória.