As transformações são tão frequentes no dia a dia de quem trabalha com tecnologia que a especialização em transformação digital, enquanto agente de mudança, foi uma das cinco habilidades destacadas como essenciais para executivos da área.
*Por Jane Greco
Entra ano e sai ano, observamos que muitas das tendências e prioridades na agenda dos líderes de Tecnologia da Informação continuam relevantes. Isso evidencia que esses temas não são passageiros, mas sim elementos fundamentais no processo de transformação dos negócios, impactando diretamente as empresas que desenvolvem uma agenda baseada nessas soluções.
CONTEÚDO RELACIONADO – CLM lista práticas que expõem dados confidenciais no ChatGPT
As transformações são tão frequentes no dia a dia de quem trabalha com tecnologia que a especialização em transformação digital, enquanto agente de mudança, foi uma das cinco habilidades destacadas como essenciais para executivos da área, segundo a “Pesquisa Global de Liderança em Tecnologia 2023“, elaborada pela consultoria Deloitte.
Embora seja importante ter em mente que as tendências e prioridades podem variar conforme o setor e o contexto específico de cada organização, destaco três temas de tecnologia que vão continuar pautando a agenda dos C-levels:
– Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (Aprendizado de Máquina): Essas tecnologias continuam a evoluir rapidamente, apresentando potencial para transformar diversos setores. Líderes de TI devem acompanhar as últimas inovações e explorar sua aplicação para aprimorar a eficiência dos processos, embasar decisões e criar experiências personalizadas para os clientes.
– Cibersegurança Avançada: Diante do aumento das ameaças cibernéticas, os líderes de TI necessitam adotar soluções avançadas de cibersegurança. Isso inclui estratégias de proteção em várias camadas, a utilização de inteligência artificial para detecção de ameaças em tempo real e a adoção de práticas proativas de segurança. Tudo amarrado em uma cultura preventiva que permita que todos os níveis da companhia estejam cobertos pela mesma proteção e na mesma direção.
– Computação em Nuvem: A computação em nuvem mantém-se como uma tendência vital na área de TI. E o Gartner vai além em sua previsão: até 2028, a computação em nuvem deixará de ser um disruptor tecnológico para se tornar um componente necessário para manter a competitividade dos negócios em todo o mundo. Sendo assim, líderes devem se manter atualizados sobre as últimas soluções e compreender como podem aproveitar essa tecnologia para aprimorar a flexibilidade, escalabilidade e eficiência dos sistemas organizacionais.
É claro que, com um mercado tão dinâmico, existem diversas outras tendências que demandam o olhar apurado da liderança de TI para garantir a adaptação das empresas. Novas tecnologias emergem constantemente e precisam ser bem avaliadas a fim de que os investimentos sejam bem alinhados com as estratégias de negócios. Esse é um dever de casa tanto para 2024 quanto para os próximos anos. *Jane Greco é diretora executiva da MPE Soluções.
Este artigo é de total responsabilidade da autora, não representando, necessariamente, a opinião do Portal IPNews.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).